- Nenhum comentário publicado.
Na verdade quero perguntar como proceder numa orientação.
Entretanto vou compartilhar um caso fictício é claro:
“Num dos trabalhos em finanças da família, o casal contratante fez diversas indagações, justificativas e perguntas, sobre os resultados do desligar e ligar de lâmpadas, abrir e fechar torneiras em sua residência.
Obviamente, haveria uma redução de consumo destes serviços e de imediato economia de dinheiro.
Mas como a questão era tão óbvia, como orientar o casal.
Naquele caso, a orientação foi a economia que tal ação iria proporcionar.”
Em finanças da família tudo parece óbvio demais, mas fatores estão ocultos e dificultam as proposituras propostas.
Empatia é palavra chave em consultorias em finanças.
Nesse ínterim como digo que existem ações denominadas ego, prioritárias é de avanço.
- ego: “ações do eu”. Estas ações são óbvias e trazem satisfações imediatas do ponto de vista da economia do lar, mas por serem simplistas rapidamente são deixadas em desuso; (ex: desligar lâmpadas ou fechar torneiras)
- prioritárias: ações que devem se feitas de imediato nas finanças; (ex: negociar dívidas)
-avanço: são ações de beneficio continuo; (ex: monitorar suas receitas e despesas, poupar, investir, negociar preços, comunicação do casal, etc).
Orientar mesmo que seja em situações triviais não nada fácil, comportamento dos envolvidos e variáveis incontroláveis da economia estão em cada passo.
Finalizo com um “causo”:
“O reino animal estava em alvoroço, pois naqueles dias iriam coroar o novo soberano.
O pessoal do cerimonial não sabia o que fazer para orientar os macacos a tomarem banho.
Após exaustivas reuniões, resolveram contratar uma especialista em comunicação e comportamento, mister Girafaaaa, que por sua experiência em resolver confusão, convocou o chefe dos macacos para uma amistosa reunião.
Mister Girafaaaa, propôs um protocolo de intenções com o chefe dos macacos, onde uma das cláusulas seria que os seus subordinados iriam por seus melhores trajes para a cerimônia de coroação e é claro estariam bem limpinhos...que experiência”.
É isso, falar e fácil, orientar para acontecer mudanças é de fato um agregado estratégico em finanças da família.
Deus abençoe a todos.
ROGÉRIO LOPES, é crente em Jesus Cristo, Facilitador em Finanças da Família, Administrador de Empresas, Especialista no Agronegócios, Treinador Empresarial, Corretor de Imóveis, Perito Avaliador Imobiliário e Escritor de Artigos. [email protected]