O seu canal diário de Notícias
Senar

Governo Federal adota orçamento de emergência para combate a Incêndios Florestais

Decisão de Flávio Dino libera crédito extraordinário e flexibiliza contratação de brigadistas temporários até o final do ano

O governo federal estabeleceu um orçamento de emergência climática para enfrentar os incêndios florestais que afetam cerca de 60% do território brasileiro. A medida foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, que liberou a emissão de créditos extraordinários, fora dos limites fiscais habituais, destinados ao combate às chamas.

Com essa decisão, a União poderá enviar ao Congresso Nacional uma medida provisória (MP) contendo o valor dos créditos necessários para financiar as ações. Tais créditos não estão sujeitos às metas de déficit primário nem ao teto de gastos impostos pelo atual arcabouço fiscal. A medida se assemelha ao modelo de despesas criado durante a pandemia de covid-19, quando o Congresso autorizou o chamado “Orçamento de Guerra” para combater o coronavírus.

Além disso, Dino flexibilizou as regras para a manutenção e contratação de brigadistas temporários. Instituições como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) poderão recontratar brigadistas com contratos expirados de forma imediata, sem a necessidade de aguardar o intervalo de três meses estabelecido por legislação anterior. A decisão vale até o fim deste ano, permitindo uma resposta mais ágil às emergências causadas pelos incêndios.

O ministro também determinou que a Polícia Federal priorize investigações sobre queimadas e incêndios, autorizando o uso de recursos do Fundo para Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fim da Polícia Federal (Funapol) para esse fim. Em comunicado oficial, o STF destacou que a decisão tem como objetivo “destravar as mãos do Executivo” e facilitar a intensificação das ações de combate às queimadas.

Sessão plenária do STF. 29/02/2024 - Ministro Flávio Dino na sessão plenária do STF.  Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Sessão plenária do STF. 29/02/2024 – Ministro Flávio Dino na sessão plenária do STF. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF – Rosinei Coutinho/SCO/STF

 

A medida busca acelerar o combate às chamas, que se tornam cada vez mais frequentes e devastadoras, especialmente durante o período seco no país.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais