Jornalista não consegue reconhecimento de horas extras em ação contra a editora Globo

TST nega recurso de profissional que pedia pagamento adicional por sexta e sétima horas de trabalho

A Oitava Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve a decisão que negou o pedido de um jornalista para o recebimento de horas extras referentes à sexta e à sétima horas de trabalho diárias na Editora Globo S.A. O colegiado entendeu que não houve irregularidade na prática de horas extras de forma habitual.

Jornada de jornalistas é de cinco horas diárias, mas pode ser estendida

De acordo com o artigo 303 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a jornada regular de trabalho para jornalistas é de cinco horas diárias e 30 horas semanais. No entanto, a legislação permite que esse período seja ampliado.

O jornalista, que trabalhou por mais de 20 anos na Editora Globo, afirmou que desde o início de sua contratação, em 1997, havia uma pré-contratação irregular de duas horas extras diárias. Com base nisso, ele pediu a nulidade dessa prática e a condenação da empresa ao pagamento das horas excedentes com adicional de 50%.

Previsão legal para extensão de jornada

Ao analisar o caso, a relatora do processo, ministra Delaíe Miranda Arantes, destacou que a pré-contratação de horas extras, em regra, é considerada fraude à legislação trabalhista, conforme jurisprudência do TST. No entanto, a ministra pontuou que o artigo 304 da CLT permite a prorrogação da jornada de cinco para sete horas diárias para jornalistas, desde que haja acordo escrito e acréscimo de salário.

“Não se fala em fraude quando existe acerto de acréscimo de jornada previsto no contrato de trabalho e quando há previsão legal autorizando a prorrogação até a sétima hora diária para jornalistas”, afirmou a ministra Delaíe.

Decisão unânime e recurso pendente

A decisão foi unânime, mas o jornalista ainda apresentou recurso de embargos à Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) do TST. Este recurso ainda não foi julgado.

A decisão reforça a validade de acordos para ampliação de jornada no setor de comunicação, desde que estejam em conformidade com as regras da CLT.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais