Governador envia à Aleto PL para criar o programa CNH Cidadã, com habilitação gratuita para população de baixa renda

 

Para facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para a população de baixa renda, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, enviou à Assembleia Legislativa do Estado (Aleto), na quarta-feira, 26, um projeto de lei para criar o programa “CNH Cidadã”. A proposta visa oferecer a primeira CNH gratuitamente a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O programa CNH Cidadã será coordenado pelo Detran Tocantins. O objetivo principal é oferecer formação, qualificação e a habilitação profissional para que mais pessoas possam dirigir veículos automotores legalmente. Ao garantir a gratuidade da primeira CNH para quem tem menos recursos, o governo busca dar mais oportunidades à população de baixa renda.

O governador Wanderlei Barbosa enfatizou a importância social do programa. Segundo ele, a CNH Cidadã pode gerar novas oportunidades de emprego para pessoas que muitas vezes não têm uma profissão definida. Além disso, o governador acredita que a iniciativa vai melhorar a vida de muitos cidadãos que ainda não possuem o documento necessário para dirigir. Ele reafirmou o compromisso do governo em oferecer oportunidades para as pessoas mais simples do estado.

Edital com as regras será lançado em agosto

O presidente do Detran, Willian Gonzaga, informou que o lançamento do edital com todas as regras para participar do programa está previsto para agosto deste ano. Ele explicou que, após a aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa e a análise jurídica da Casa Civil, o governador irá publicar um decreto com as normas detalhadas. Informou que em seguida, o Detran irá divulgar o edital com todas as informações necessárias para que os interessados possam se inscrever e participar do programa. O edital também irá informar quantas vagas estarão disponíveis nesta primeira etapa.

Benefícios do programa CNH Cidadã

O programa CNH Cidadã vai garantir que as pessoas contempladas não precisem pagar nenhuma taxa para obter a primeira habilitação nas categorias A (moto), B (carro) ou AB (moto e carro). Além disso, o programa também vai permitir a mudança para as categorias C, D e E (veículos maiores, como caminhões e ônibus) de forma gratuita. O benefício inclui a isenção de custos com todos os exames (físico, mental e psicológico), a emissão da CNH, os cursos teóricos e práticos de direção, e as provas teóricas e práticas.

Quem poderá participar do programa

  • Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal.
  • Pessoas desempregadas.
  • Estudantes da rede pública de ensino.
  • Trabalhadores rurais.
  • Pessoas que saíram do sistema penitenciário (egressos).

As vagas serão distribuídas entre as diferentes regiões do estado, buscando garantir que o benefício chegue a um número maior de pessoas.

Próximos passos para a implementação do programa

Após a aprovação do projeto de lei pela Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), o programa CNH Cidadã seguirá algumas etapas importantes para se tornar realidade. Primeiro, a lei que cria o programa será publicada oficialmente.

Em seguida, o governador irá publicar um decreto com todas as regras detalhadas de como o programa irá funcionar. O próximo passo será a publicação do edital com os prazos e as normas para as inscrições. Depois, as inscrições serão abertas e um processo seletivo será realizado.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias