Caparaó-MG, segunda-feira, 02 de outubro de 2023. Por Kamila Soares – Essa receita de tacacá é um tipo de ensopado muito típico na região norte brasileira.
O tacacá é de origem indígena, feita com tucupi que é um caldo amarelo extraído da mandioca brava. Junto com camarões secos e jambu, uma erva que provoca formigamento ou dormência na boca.
Essas coisas são facilmente encontradas lá no norte. Mas por todo Brasil existem mercados em grandes centros.
Essas feiras carregam a cultura de várias outras regiões. E isso é muito legal, porque dá a oportunidade para outras pessoas conhecerem o sabor de culturas diferentes. Mesmo não podendo viajar para lá.
Receita super fácil de tacacá
Ingredientes
- 1 litro de tucupi (caldo de mandioca)
- 200g de camarões secos
- 1 maço de jambu
- Goma de tapioca
Modo de fazer a receita de tacacá:
Primeiro pegue uma panela e aqueça com um pouco de água. Coloque dentro o tucupi e acrescente com água até cobrir. Acrescente os camarões secos e cozinhe por alguns minutos.
Depois que estiverem juntos com o caldo do tucupi, coloque o jambu e cozinhe até que as folhas murchem. Ponha a goma de tapioca somente a quantidade em para dar liga ao caldo.
Sirva bem quente. E pode ser acompanhado com arroz, ou puro mesmo.
Ele é um prato que dá uma dormência na boca por causa do jambu. Mas é muito saudável e bom para nutrir.
Dica para usar o camarão
Se você não encontrar o camarão já seco para comprar. Pode fazer em casa. Ele é feito secando o ele fresco ao sol ou usando métodos de desidratação. Isso envolve expor os camarões ao ar quente.
No método tradicional coloque no sol até que a maior parte da umidade seja removida. Esse processo de secagem ajuda a preservar o camarão por um longo período de tempo.
Lembre de cobrir com um mosquiteiro para manter longe as moscas, e colocar o camarão já limpo.