Caparaó-MG, segunda-feira, 02 de outubro de 2023. Por Kamila Soares – A influência indígena na região sul brasileira modificou um pouco o prato. Mas a a receita de feijoada gaúcha segue alguns padrões comuns.
O que mais se altera na feijoada pelo país é a variedade de ingredientes que são mais facilmente encontrados. Algumas regiões aproveitam pés e orelhas, enquanto outras fazem com carne de boi, por exemplo.
Mas ela continua sendo um dos pratos mais típico de qualquer região do país. A feijoada é um prato tradicional brasileiro, mas a versão gaúcha tem suas particularidades.
Aproveite a delícia que é essa receita e prove um novo sabor. Bom apetite!
Deixe o feijão de molho na véspera e só no dia seguinte vai lavar bem. E logo colocar parar cozinhe sem tempero. O ponto é até que esteja macio.
Em uma outra panela comece cozinhando a carne-seca, a linguiça, a costela de porco e a carne de charque. O ponto é até que fique tudo bem cozido e macio. Coloque tudo para escorrer e reserve.
Agora na panela definitiva, você vai colocar óleo suficiente só para fritar o alho. E coloque a cebola para refogar. Mexa bem, e coloque o feijão já cozido. Vai mexendo mais um pouco e coloque as carnes reservadas.
Coloque os temperos da sua escolha, as folhas de louro e a quantidade de sal, prove. E agora deixe tudo cozinhando por cerca de uns 30 minutos em fogo baixo. Retire as folhas de louro quando começar a servir.
Em outra panela, refogue a couve em um pouco de óleo até que fique macia.
Sirva a feijoada acompanhada de farinha de mandioca, couve e as rodelas de laranja.