Caparaó-MG, terça-feira, 19 de setembro de 2023. Por Kah Silva – Nem todo mundo que come esse grão conhece tudo de bom que tem nele. Mas agora você vai descobrir os benefícios de aprender a identificar feijão pela cor e tamanho do grão.
Ninguém sabe certinho onde e nem quando começou a comer feijão. Mas o cultivo dele tem registro há milhares de anos na américa central e do sul. E é um dos grãos mais consumidos hoje, em muitos lugares do mundo.
Na verdade, o feijão é bem cara de brasileiro. E é só aqui que tem o costume de almoçar com feijão todos os dias ou quase todos. Pode ser servido com famoso arroz branco, farinha ou farofa, com carne ou até puro só com temperos.
Então, vamos identificar feijão pela cor e tamanho e descobrir seus nutrientes:

Feijão preto
Ele é um feijão é bem fácil de identificar pela cor. Já o tamanho todos são meio parecidos, esse aqui tem formato oval e tamanho médio. Entre seus nutrientes, o feijão pretinho é muito rico em proteínas e fibras. Também tem nele ferro e potássio moderado.
Feijão carioca ou mulatinho
O feijão carioca é marronzinho com algumas manchas mais claras. O tamanho dele é um pouco menor que o preto. Ele tem uma quantidade significativa de ácido fólico e magnésio. Além disso, tem ferro e boa porção de fibras e proteínas.
Feijão fradinho ou carioquinha
Esse tipo de feijão é bem parecido com o carioca, mas é menor, mais redondinho e mais claro também. O feijão fradinho tem proteína, fibras, ferro e magnésio em menor quantidade comparado com o carioca. Mas deixa pratos bem legais porque ele é mais igual entre os grãos.
Feijão branco
O branco é uma qualidade de feijão de grão grande e branco sem manchas. Parece até que está verde, mas é o tipo dele. Ele também é rico em magnésio e boa fonte de proteína. Completa com ferro e fibras menores que os outros.
Esse é o tipo que fica bem legal numa salada com folhas tipo alface, tomatinhos e queijo. Fica um prato bonito e leve. Outra opção é sopa, apenas com temperos ele fica muito gostoso.
Feijão vermelho
Essa é a preferência nacional. É o feijão mais comercializado, podendo variar de tamanho por causa do clima onde é plantado. O tamanho dos grãos são grandes e com tom vermelho mais claro que o azuki.
O feijão vermelho é o mais rico em proteína, até mais que o tipo preto. Ele também tem fibras, ferro e potássio em quantidade moderada. E possui boa porção de ácido fólico.

Feijão azuki
Esse aqui é o feijão vermelho que muita gente gosta de fazer feijoada, no lugar do preto. Ele fica bem escuro, não tem sabor tão forte e nem fica tão pesado como o preto.
Tirando esses tipos mais comuns, cada um deles ainda pode ter variações, por causa do lugar que é plantado. O tempo, o clima, o tipo de terra, tudo isso influencia.
Viu como é fácil identificar feijão pela cor. Acredito que agora pode ser mais fácil para você encontrar o tipo certo de feijão para sua comida. Bom apetite!