Receitas

Talo de brócolis: 3 receitas para economizar na cozinha

Publicado por
Carolina Rodelo Fontes

Curitiba, quarta-feia, 6 de setembro de 2023. Por Carolina Rodelo – O brócolis é um vegetal muito gostoso e que vai bem em muitas receitas. Mas as pessoas quase nunca usam os talinhos que sobram, sendo que eles são bem gostosos.

Tem muitas receitas que dá pra fazer com talo de brócolis para aproveitar eles e não desperdiçar a comida. De petiscos até acompanhamentos, os talos são muito gostosos e versáteis.

Talo de brócolis assado

Esse é um petisco bem gostoso que dá pra fazer usando os talos do brócolis. Para começar, tem que descascar os talos, porque eles têm muitas fibras e fica difícil mastigar.

Depois é só picar em fatias finas para que eles fiquem crocantes quando estiverem sequinhos e assados. Jogue numa tigela e tempere com azeite, sal, ervas (pode ser tomilho, manjericão) e páprica defumada.

Coloque numa assadeira e leve para assar a uns 200 graus. Eles vão ficar crocantes e saborosos, fica um petisco muito gostoso para tomar uma cervejinha.

Talo de brócolis: 3 receitas para economizar na cozinha. Foto: Canva

Bolinho de talo de brócolis

Esse bolinho também fica uma delícia e pode ser acompanhamento de uma carne gostosa, lanchinho ou até serve como petisco.

Para fazer o bolinho precisa de duas xícaras de talo de brócolis cozido em água e sal, uma cebola picada, dois ovos, seis colheres de sopa de farinha de trigo, sal a gosto e óleo para fritar.

Depois é só bater os talos com os ovos no liquidificador, quando estiver bem batido juntar o sal e a farinha de trigo numa outra bacia, temperando com sal.

Para fritar é só modelar colheradas da massa e ir colocando em óleo quente. Quando os bolinhos ficarem bem douradinhos, estão prontos pra comer.

Sopa de talo de brócolis

Pra fazer a sopa de talo de brócolis tem que separar os talos de um maço de brócolis, um caldo de galinha, duas batatas, uma cebola, cheiro verde e pimenta-do-reino.

Aí tem que descascar os talos do brócolis e as batatas, cortar em pedacinhos e levar a cebola para dourar. Quando ela estiver dourada, junte esses vegetais picados e refogue.

Coloque água até cobrir o refogado e junte o caldo de galinha. Cozinhe por 30 minutos e acerte o tempero com sal e pimenta.

Espere esfriar um pouquinho e bata a sopa no liquidificador até virar um creminho. Sirva com croutons e queijo ralado por cima, é uma delícia para os dias frios!

Carolina Rodelo Fontes

Professora de Língua portuguesa, redatora e revisora. Graduada em Letras e Pedagogia. Apaixonada por Literatura e artes.