Receitas

Biscoito de polvilho de liquidificador: A receita número 1

Publicado por
Kamila Soares

Caparaó-MG, quarta-feira, 06 de setembro de 2023. Por Kamila Soares – Não é de hoje que o biscoito de polvilho é uma das receitas mais usadas. Antigamente, sem a indústria era um processo mais demorado, pois dependia do processamento do polvilho.

O polvilho pode ser doce ou azedo, a diferença está no tempo de espera da mandioca ralada em água. O tempo pode variar, mas é o tempo desse processo que dá o sabor diferente do polvilho.
A mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim, é uma raiz natural e possui variedade de espécies que também diferenciam na produção dos produtos.

Com a modernização dos processos o polvilho é encontrado facilmente em mercados, em diferentes embalagens, marcas e até qualidades. E cada tipo pode ser um diferencial no resultado da receita.

Na receita do biscoito de polvilho assado, é mais comum o uso do polvilho azedo. No entanto, há quem não goste dele e prefira o doce, mesmo em receitas salgadas, diferenciando pouco no sabor. A receita que trouxemos é feita com o polvilho azedo.

Além de muito saborosa, é rápida e mais saudável, Essa massa pode ser usada até no dia seguinte, desde que seja armazenada em ambiente fresco e seco.

Vamos à receita?

Biscoito de polvilho de liquidificador: A receita número 1 – Foto: Pexels

Biscoito de polvilho de liquidificador

Ingredientes

  • 200 ml água, temperatura ambiente
  • 100 ml de leite fresco
  • 100 ml de óleo
  • 3 ovos inteiros, tamanho médio
  • sal à gosto
  • 600 grs. de polvilho, neste caso usamos azedo

Modo de preparo

Bater no liquidificador todos os ingredientes, exceto o polvilho, por 3 minutos.

Após formar uma mistura bem homogênea, o polvilho será acrescentado no liquidificador aos poucos. A quantidade de polvilho pode variar. Isso irá depender do tamanho dos ovos, da qualidade do polvilho e se irá acrescentar algo, como queijo.

De acordo com as medidas dessa receita pode acrescentar até 150 grs. de queijo. O tipo de queijo recomendado é o tipo minas ou mussarela.

O ponto ideal é uma mistura mais grossa, que não tenha aparência aguada, mas que o liquidificador consiga girar sem esforço. Claro que, de acordo com a potência do liquidificador, isso pode variar, mas o ideal é que não fique uma massa muito líquida.

Ao chegar ao ponto, desligue e coloque em forminhas para empada, elas precisam estar untadas com óleo.

Leve ao forno pré-aquecido, por 5 minutos em 180 graus. Acompanhe o ponto, mas se puder não abra o forno. Após a primeira passada, poderá ajustar o tempo. O tempo pode levar entre 15 a 25 minutos, dependendo da quantidade de biscoitos por assada e o tipo de forno. Retire do forno, espere esfriar e bom apetite!

Dicas

Experimente rechear ou passar manteiga nele ainda morno.

Se não quiser usar o óleo, pode trocar por gordura de porco. Lembrando que o sabor será mais característico da gordura, mas também ficará saboroso.

Os biscoitos vão bem com café, achocolatado, chás e até sucos. Mas o importante é encontrar o jeitinho que melhor encontrar para saborear.

É importante lembrar de acompanhar a data de validade dos produtos. Usar produto vencido além de poder causar dano à saúde, irá prejudicar no resultado final. Além disso, os produtos mais frescos trazem ainda mais sabor à qualquer receita.

Kamila Soares

Administradora e redatora, evoluindo e em busca de conhecimento, crescimento e desenvolvimento.