O seu canal diário de Notícias

Taxa de juros: você sabe como os bancos a definem?

A taxa de juros é definida por uma série de fatores na hora de contratar um serviço bancário

Vila Velha, 15 de outubro de 2023, por Eduarda Villela. A taxa de juros é o custo do dinheiro, tem a ver com o valor que o banco vai financiar para o empréstimo. Muitos clientes não sabem como funcionam o cálculo da taxa na hora de fazer um contrato financeiro. O valor tem uma forte influência na análise de perfil de cada usuário.

Taxa de Juros

Anuncios

taxa de juros
A taxa de juros acontece por uma série de fatores diferentes. Imagem de Pexels.

 

A taxa de juros é um meio de remunerar do dinheiro calculado no valor do tempo. Quando uma empresa ou pessoa vai emprestar um valor para alguém, o serviço vai agir como um “aluguel”. Na hora de contratar um empréstimo no banco, os clientes recebem taxas diferentes na mesma instituição.

A pergunta mais comum entre o cliente é saber como o banco faz para definir a taxa. As instituições são as maiores responsáveis pela análise de três categorias fundamentais de usuários: perfil do cliente, garantia de crédito e a forma de pagamento.

Os bancos e as instituições focam em quem tem o dinheiro e em quem precisa do valor. A pessoa que tem uma renda para poupar ou investir vai emprestar para o usuário que fez o pedido. O devedor vai pagar o valor total mais, juros para a empresa, que fica com uma parcela do valor pago e devolve o resto para quem emprestou.

Análise de crédito

Anuncios

Na hora de solicitar o dinheiro emprestado e para medir a taxa de juros, a empresa que vai conceder a modalidade de crédito precisa fazer uma análise. É importante saber se tem algum risco de inadimplência, quanto maior o risco, maior será os juros. Durante o contrato, as instituições conferem o histórico financeiro da pessoa.

Analisar o valor solicitado tem a ver com a consulta de alguns dados pessoais, como as informações que estão presentes nas contas correntes. Os bancos têm obrigações, como ver a renda mensal e poder saber se o nome do usuário está sujo. Para liberar a taxa, a instituição deve ter certeza que o cliente vai pagar depois.

Ao ver o cliente como um bom pagador em relação as suas obrigações financeiras, o banco vai disponibilizar o valor solicitado. Os usuários que possuem dívidas e problemas com o nome negativado podem ter mais dificuldades na hora de liberar o serviço e vão ter que lidar com maiores taxas.

Taxas de juros no empréstimo

Anuncios

Pagar a taxa de juros dentro do empréstimo tem uma regra de quanto menor for o risco, menor será a cobrança de juros. As modalidades de crédito com garantia e consignado são as melhores para os clientes, por terem riscos menores na hora de fazer o pagamento.

No empréstimo pessoal, as taxas costumam ser bem mais altas que o normal, não existe garantia de que o valor será pago de verdade. Se o cliente não pagar o valor total, a instituição vai ter que equilibrar o prejuízo com altas taxas. Ter mais responsabilidade com as suas finanças traz menores cobranças.

Deixe o Seu Comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais