INSS divulga novos valores da taxa de juros consignada
Com a queda da Taxa Selic, INSS divulgou as suas novas taxas de juros
Vila Velha, 25 de Outubro de 2023, por Eduarda Villela. Com a redução da taxa Selic, o INSS ficou responsável por divulgar os novos valores da sua taxa de juros. Algumas mudanças nas instituições bancárias refletiram na previdência social. É importante estar atento com as novas regras para saber melhor os seus direitos.
O Conselho Nacional de Previdência Social ficou responsável por reduzir a taxa de juros do INSS no crédito consignado. Essa mudança tem a ver com os novos limites que os bancos e as instituições financeiras podem cobrar para os clientes. A queda veio por causa da redução da taxa Selic, que é a básica da economia.
Por causa das constantes quedas dos juros, a oferta de crédito consignado vai afetar os aposentados de baixa renda. A Federação Brasileira de Banco mostrou preocupação com as novas mudanças e apontou a possibilidade de não ofertar mais empréstimos consignados para os clientes.
Com a publicação da nova resolução, os bancos não podem mais oferecer empréstimos e cartões de crédito com taxas maiores que os novos limites. A redução da taxa Selic influencia não só os aposentados, como atinge as pessoas que são titulares do Benefício de Prestação Continuada.
Novas taxas do consignado do INSS
O novo percentual da taxa de juros mensais do consignado do INSS reduziu de 1,91% para 1,84% no valor total, o que se torna o limite de cobrança. A Caixa Econômica mostrou as vantagens para os clientes terem um valor menor na hora de fazer um empréstimo. Com a queda da Taxa Selic, os usuários conseguem um melhor acordo para pagar futuramente.
Tanto os bancos privados quanto os estatais decidiram manter a sua taxa de juros e os prazos para empréstimo consignado de acordo com a nova resolução. As novas taxas passaram a valer na segunda-feira (23), a federação apontou a média de 48% dos aposentados que contrataram um empréstimo é porque estão negativados.