O seu canal diário de Notícias

Saiba como evitar o novo e velho “Golpe da Maquininha”

Centenas de pessoas pelo país já foram vítimas de golpes desse tipo; confira como evitar que isso aconteça.

Uma pesquisa divulgada recentemente pela Federação Brasileira dos Bancos apontou que cerca de três em cada dez brasileiros já foram vítimas de algum golpe financeiro, sendo que as estratégias utilizadas pelos estelionatários são diversificadas. Um golpe muito popular continua fazendo vítimas pelo país: o golpe da maquininha, que induz o cliente a pagar um valor muito mais alto do que o combinado.

Mesmo que o sistema de pagamentos por cartão de crédito seja seguro, os estelionatários utilizam de ideias consideradas simples para enganar os clientes, que acabam por notar o golpe, muitas vezes, somente quando chega a fatura do cartão de crédito. Por isso, é importante seguir as dicas abaixo e ficar atento para não ter surpresas desagradáveis na hora de conferir a fatura do cartão.

Com medidas simples, é possível não sofrer o chamado golpe da maquininha

O golpe da maquininha vem fazendo vítimas pelo Brasil há muito tempo, apenas variando o modus operandi conforme a farsa vai sendo divulgada. Os golpistas se aproveitam da distração das vítimas para digitarem valores muito mais altos do que os originais, sendo que as vítimas só percebem a fraude quando a empresa administradora do cartão manda alguma notificação ou quando vão verificar a fatura.

Anuncios

Ao perceber o golpe, a vítima deve fazer um boletim de ocorrência informando o máximo de detalhes possíveis para ajudar na identificação dos estelionatários. Além disso, deve entrar em contato com a administradora de cartões ou com banco para relatar o golpe e cancelar a cobrança da fatura.

Se possível, a vítima deve pedir o cancelamento do cartão utilizado no golpe porque, dependendo das circunstâncias, o golpista pode ter copiado os dados, estando apto para utilizá-lo em outras situações.

Outro fator importante é ficar mais atento com as cobranças. Antes de efetuar o pagamento, o cliente deve conferir se o valor digitado na maquininha corresponde ao serviço prestado e não digitar a senha ou realizar pagamento antes dessa conferência.

Se o vendedor afirmar que a maquininha não registrou o pagamento, o cliente deve conferir no aplicativo do banco ou do cartão de crédito para ter certeza de que nenhum pagamento foi efetuado, evitando cobranças em duplicidade.

Anuncios

Uma medida de segurança para evitar o golpe da maquininha é não deixar o responsável por receber o pagamento se afastar com a maquininha e o cartão de crédito; assim, é mais garantido que não haverá clonagem do cartão e nem digitação de valor diferente do combinado. Dependendo do tipo de compra, como pedidos de comida por aplicativos, por exemplo, é mais seguro pagar pela plataforma, pois o cliente terá a certeza do valor pago.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais