MPTO aponta promoção pessoal irregular em redes oficiais e pessoais de prefeito e cobra retirada de conteúdos

MPTO aponta promoção pessoal irregular em redes oficiais e pessoais de prefeito e cobra retirada de conteúdos
Foto: Reprodução/Google Street View

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) enviou uma recomendação administrativa ao prefeito de Barrolândia, João Machado, para que interrompa o uso de perfis oficiais e pessoais para fins de promoção individual.

A investigação começou após denúncias de que postagens sobre obras e serviços públicos estariam sendo usadas para exaltar a figura do gestor e de outros agentes políticos.

De acordo com a Promotoria de Justiça de Miranorte, o uso de slogans e marcas pessoais em publicidade institucional fere os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade administrativa.

O que diz a Constituição

O órgão ministerial reforçou que, conforme a Constituição Federal, a publicidade de atos do governo deve ter caráter estritamente educativo, informativo ou de orientação social.

É proibido que constem nomes, símbolos ou imagens que personalizem a gestão na figura do governante.

Na recomendação, o MPTO orienta:

  • Limpeza imediata: Retirada de conteúdos nos canais oficiais que promovam autoridades ou servidores.

  • Perfil pessoal: Remoção de termos que sugiram a realização de “sonhos pessoais” com o uso de verbas públicas.

  • Fim de parcerias digitais: Proibição do uso da ferramenta de colaboração (collab) entre a conta da prefeitura e os perfis privados dos gestores.

Prazo e punições

A promotora Priscilla Karla Stival Ferreira destacou que o uso de publicidade institucional para fins particulares configura desvio de finalidade e pode levar a processos por improbidade administrativa.

O prefeito João Machado tem um prazo de 30 dias para enviar ao Ministério Público um relatório comprovando que excluiu os conteúdos irregulares e adotou as medidas recomendadas.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias