Após prisão de secretária, Prefeitura nomeia gestora interina para comandar Saúde de Palmas

Após prisão de secretária, Prefeitura nomeia gestora interina para comandar Saúde de Palmas
Foto: Divulgação

 

O Executivo de Palmas definiu uma chefia temporária para a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Ana Paula dos Santos Andrade Abadia foi designada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) para assumir o expediente da pasta de forma interina.

O remanejamento ocorreu após a prisão da titular da Semus, Dhieine Caminski, detida pela Polícia Civil em uma ação que apura irregularidades contratuais.

A nomeação foi oficializada em edição do Diário Oficial do Município. Ana Paula, que exercia a função de secretária-executiva da Escola de Saúde Pública da própria Semus, é servidora de carreira da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) e acumula experiência na gestão pública, tendo comandado a Saúde no município de Araguaína.

Apesar da prisão, Dhieine Caminski não foi destituída do cargo, e portarias com sua assinatura eletrônica constavam na mesma edição do Diário Oficial.

Os bastidores da Operação Falsa Emergência

A ofensiva policial que resultou na detenção de Caminski e do superintendente de Atenção à Saúde, Andreis Vicente da Costa, faz parte da Operação Falsa Emergência.

A linha de investigação se debruça sobre um contrato de terceirização do gerenciamento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital, estipulado no valor de R$ 139,1 milhões.

O inquérito corre sob a suspeita de fraudes graves, rastreando indícios de crimes como associação criminosa, fraudes documentais (falsidade ideológica), vantagens indevidas (corrupção) e ocultação de bens (lavagem de dinheiro).

Após prisão de secretária, Prefeitura nomeia gestora interina para comandar Saúde de Palmas
Procurada

Além dos gestores públicos, o juízo da 1ª Vara Regional das Garantias de Palmas decretou a prisão preventiva da empresária Cláudia Fernanda Cândido da Silva.

De acordo com as investigações, ela teria exercido o papel de lobista para intermediar o fechamento do contrato milionário.

Manifestações das defesas e da entidade mencionada

Os representantes jurídicos dos envolvidos adotaram cautela em seus primeiros pronunciamentos públicos:

  • A banca de advogados da secretária Dhieine Caminski comunicou que a análise completa das mídias e dos documentos que embasaram o mandado ainda não havia sido concluída, inviabilizando uma manifestação de mérito imediata.

  • A defesa de Andreis Vicente declarou ter formalizado o pedido de cópia integral do processo investigativo para se posicionar detalhadamente.

  • A defesa da empresária Cláudia Fernanda comunicou que ela se encontra fora do estado por motivos de viagem, mas assegurou que sua cliente regressará imediatamente ao Tocantins para se colocar à disposição da polícia.

Em nota de esclarecimento, a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba declarou publicamente que não figura como investigada nos procedimentos da Operação Falsa Emergência e rechaçou qualquer vínculo de representação jurídica ou comercial com a empresária Cláudia Fernanda Cândido da Silva.

Veja a nota da Prefeitura de Palmas 

A Prefeitura de Palmas, por meio da Procuradoria-Geral do Município, informa que acompanha o caso e aguarda o acesso às informações oficiais dos autos para se manifestar.

A secretária de Saúde de Palmas, Dhieine Caminski, e o superintendente de Atenção à Saúde, Andreis Vicente da Costa, foram autorizados pela Justiça para serem conduzidos para o Batalhão do Comando Geral da Polícia Militar até audiência de custódia.

As ações da Secretaria de Saúde seguem normalmente, sem prejuízos à população, inclusive no atendimento das Unidades de Pronto Atendimento Sul e Norte.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias