Vacinação contra HPV em Palmas é estendida para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose

Vacinação contra HPV em Palmas é estendida para adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose
Foto: Lia Mara

 

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) segue com a campanha nacional de vacinação contra o papilomavírus humano (HPV), agora voltada para adolescentes de 15 a 19 anos que não receberam a dose indicada na idade recomendada. A ação, promovida pelo Ministério da Saúde, teve prazo inicial de abril a junho, mas foi prorrogada até dezembro de 2025.

Segundo a enfermeira Juliana Souza, a vacina é normalmente aplicada em adolescentes de 9 a 14 anos, em dose única. “Com a prorrogação da campanha de resgate, jovens de 15 a 19 anos que não foram vacinados na idade recomendada agora têm a oportunidade de se imunizar”, explicou.

A vacina HPV4 protege contra os tipos mais comuns do vírus e ajuda a prevenir infecções que podem evoluir para câncer de colo do útero, pênis, ânus, boca e garganta, além de verrugas genitais.

Onde receber a vacina

Em Palmas, as doses estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) que possuem sala de vacinação. Para se vacinar, é necessário apresentar documento pessoal e cartão de vacina.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias