MPTO recomenda ações para transição na gestão de saúde após eleições em Palmas

MPTO recomenda ações para transição na gestão de saúde após eleições em Palmas
MPTO recomenda ações para transição na gestão de saúde após eleições em Palmas

 

Com o encerramento das eleições em Palmas, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) fez sugestões administrativas à Câmara Municipal, ao Conselho Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Saúde.

O intuito é orientar sobre os passos necessários para a troca de gestões na área de Saúde da prefeitura da capital. O documento com as orientações foi enviado aos órgãos nessa quarta-feira, 30, pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital.

A partir de uma iniciativa do MPTO, a Promotoria propõe que a cidade adote as recomendações e proceda com a transferência do Plano Municipal de Saúde (PMS). É igualmente fundamental que os relatórios de gestão, tanto anuais quanto quadrimestrais, sejam entregues, incluindo auditorias e a execução orçamentária, apresentados no sistema DigiSUS para assegurar a transparência das contas.

No âmbito do Fundo Municipal de Saúde, é preciso fornecer dados sobre a estrutura e as fontes de receita, além de um inventário detalhado das contas e contratos em vigor. Com relação a licitações e contratos, é necessário descrever os processos licitatórios, os acordos firmados e os aditivos, mencionando também os prazos de validade e as etapas de prestação de contas. A observância da transparência e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é essencial durante a passagem de acessos e senhas dos sistemas de saúde oficiais.

Documentação necessária do Conselho Municipal de Saúde

Quanto ao Conselho Municipal de Saúde, é preciso entregar toda a documentação relacionada ao órgão. No que se refere ao quadro de pessoal e à estrutura, deve-se compartilhar uma lista detalhada dos funcionários, incluindo cargos comissionados, plantões e vagas abertas, além da situação de contratos e convênios. Da mesma forma, foi sugerido que a Câmara Municipal e o Conselho de Saúde colaborem na fiscalização do processo de transição.

Prazo para o envio das informações

De acordo com o documento, todas as informações referentes às ações necessárias para atender as demandas devem ser encaminhadas à Promotoria de Justiça nas próximas semanas. “Buscamos ter uma atuação proativa, efetiva, preventiva e resolutiva, respeitando as competências constitucionais”, pontuou a promotora Araína Cesárea.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
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