UFT anuncia lançamento do edital do ExaTO, novo exame para seleção de alunos em cursos de graduação em 2025

As inscrições estarão abertas de 22 de outubro a 13 de novembro, com taxa de R$ 70

 

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) vai lançar o edital do Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (ExaTO). O novo exame será utilizado para ingresso nos cursos de graduação a partir de 2025. As inscrições estarão abertas de 22 de outubro a 13 de novembro, com taxa de R$ 70.

Os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição terão apenas os dias 14 e 15 de outubro para fazer o pedido. As provas serão aplicadas no dia 15 de dezembro, em cidades como Palmas, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins e Porto Nacional.

Mudanças nos processos seletivos

O ExaTO deve substituir gradativamente o vestibular e os processos seletivos complementares da UFT. Mas, o vestibular 2025/1 ainda será realizado normalmente no dia 17 de novembro, sem alterações.

Diferente do formato tradicional, o ExaTO funcionará nos moldes do Enem, permitindo que os candidatos utilizem a nota para se inscrever em diferentes processos seletivos, sem a necessidade de escolher um curso no momento da inscrição.

Vagas e modalidades de ingresso

Os participantes do ExaTO poderão concorrer às vagas dos vestibulares regulares, vagas remanescentes e de mobilidade acadêmica oferecidas em processos complementares. Também será possível ingressar como aluno especial em disciplinas específicas, permitindo que estudantes do ensino médio experimentem os cursos da UFT antes de uma matrícula definitiva.

Outras formas de admissão

Além do ExaTO, a UFT continuará a utilizar o Enem, SISU e o sistema de cotas como formas de ingresso para os novos estudantes.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias