Procon de Palmas realiza fiscalizações em lojas nas principais avenidas e shoppings para garantir direitos do consumidor na Black Friday

Para facilitar a compreensão das normas, o Procon disponibilizou um guia prático com informações sobre publicidade, estoque de produtos e validade das promoções

 

O Procon Municipal de Palmas intensificou suas atividades para garantir a transparência nas promoções e assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados durante o período. Na quinta-feira, 28, a equipe do órgão realizou uma série de fiscalizações em estabelecimentos comerciais localizados em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida JK, Avenida Tocantins e shoppings locais, com o intuito de conscientizar os fornecedores sobre suas responsabilidades.

A fiscalização teve como objetivo principal garantir que os comerciantes cumpram as normas estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). Durante as visitas, foram verificadas as práticas de troca e devolução de produtos, além das garantias pós-venda oferecidas aos consumidores.

Para facilitar a compreensão das normas, o Procon disponibilizou um guia prático com informações sobre publicidade, estoque de produtos e validade das promoções.  O secretário executivo do Procon, Rafael Dias, destacou a importância dessas ações para evitar que os consumidores caiam em ofertas enganosas, principalmente em uma data que atrai uma grande movimentação no comércio.

“Ações como essa, especialmente no período da Black Friday que impulsiona o comércio em toda a cidade, são muito importantes, pois nesse momento, há um aumento na busca por produtos com preços e condições mais atrativas, que podem fazer com que o consumidor caia em armadilhas”, explicou o secretário.

Atendimento especializado durante o evento de compras

Para garantir que o consumidor tenha apoio durante a Black Friday, o Procon disponibilizará um canal de atendimento especial na sexta-feira, 29. O órgão estará disponível das 8h às 18h para receber reclamações, dúvidas ou denúncias.

O atendimento será feito nas unidades do Resolve Palmas, localizadas no Capim Dourado Shopping, Avenida JK e Taquaralto. Além disso, os consumidores poderão entrar em contato pelos canais digitais, incluindo o número de WhatsApp (63) 99282-9640 ou o e-mail [email protected].

Dicas para evitar problemas e cair em armadilhas

O Procon também orienta os consumidores a se prepararem com antecedência para a Black Friday e evitar surpresas desagradáveis. Entre as dicas estão a elaboração de uma lista de compras e um orçamento pré-estabelecido, além de estar atento às condições de pagamento, entrega e troca.

Outro alerta importante é verificar a autenticidade de ofertas muito vantajosas, pois, muitas vezes, elas podem esconder fraudes. Para compras online, a recomendação é sempre escolher sites com selo de segurança e nunca clicar em links suspeitos, especialmente os recebidos por e-mail ou mensagens de WhatsApp.

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