O seu canal diário de Notícias
PREFEITURA

Prefeitura de Palmas alerta comerciantes sobre golpes usando nomes de Serviços Municipais

Aumentam as tentativas de fraudes via mensagens falsas se passando por agentes públicos

A Prefeitura de Palmas emitiu um alerta à população, especialmente aos comerciantes, sobre tentativas de golpes que utilizam nomes de serviços municipais para enganar as vítimas. O aumento significativo das denúncias recebidas pela Ouvidoria-Geral do Município (OGM) motivou o aviso.

Segundo a OGM, os criminosos estão enviando mensagens falsas, se passando por agentes de órgãos públicos municipais, oferecendo serviços facilitados como abertura e consulta de processos contra empresas e notificações administrativas. As mensagens, que podem chegar via telefone ou diretamente por aplicativos, pedem que os comerciantes forneçam um número de telefone para envio de mais informações.

Ao clicar nos links contidos nas mensagens, as vítimas têm seus dados acessados de forma indevida, colocando em risco tanto informações pessoais quanto empresariais. Este tipo de golpe, conhecido como phishing, é um crime cibernético que utiliza informações falsas para atrair cliques e comprometer a segurança dos aparelhos telefônicos.

 

Contatos Oficiais e Medidas de Prevenção

A Prefeitura reforça que nenhum órgão ou entidade municipal faz contatos institucionais por aplicativos de mensagens, como WhatsApp, SMS ou e-mail. Hanna Melhem Netto, ouvidor-geral do Município, destaca a importância de a população estar atenta às fraudes virtuais. “Os golpes virtuais causam danos significativos diariamente. É crucial filtrar informações recebidas e estar alerta, principalmente quando o conteúdo parece muito atrativo”, explica Netto.

Ele também enfatiza que solicitações de serviços junto aos órgãos municipais devem ser realizadas diretamente pelo Portal do Cidadão (https://cidadao.palmas.to.gov.br/), onde todos os serviços oficiais são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Em caso de suspeitas, dúvidas ou denúncias, os cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria-Geral pelo telefone 0800-6464-156.

Entendendo o Phishing

Phishing é uma técnica de crime cibernético que usa fraude e engano para manipular vítimas a clicarem em links maliciosos ou divulgarem informações pessoais confidenciais. A Prefeitura de Palmas aconselha todos a manterem-se vigilantes e a verificarem a autenticidade das comunicações recebidas, sempre recorrendo aos canais oficiais para evitar cair em armadilhas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais