O seu canal diário de Notícias

Governo do Tocantins mobiliza esforços para enviar ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul

A gravidade dessa tragédia climática, uma das mais devastadoras já vistas no Brasil, foi o impulso para a iniciativa Tocantins pelo Rio Grande do Sul, por ordem direta do governador Wanderlei Barbosa

 

Nessa segunda-feira, 6 , foi criada uma equipe coordenada por Karynne Sotero, primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, com o objetivo de organizar uma operação de ajuda humanitária para as vítimas das recentes chuvas no Rio Grande do Sul.

A gravidade dessa tragédia climática, uma das mais devastadoras já vistas no Brasil, foi o impulso para a iniciativa Tocantins pelo Rio Grande do Sul, por ordem direta do governador Wanderlei Barbosa.

Secretários, representantes de entidades e instituições se reuniram no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos para traçar um plano de ação eficaz. Em um ambiente de união, cada participante compartilhou ideias e definiu como suas respectivas áreas de atuação poderiam contribuir para a causa.

“O governador Wanderlei Barbosa me pediu que eu coordenasse os trabalhos dessa ação, pois já estava prevista a arrecadação de 1 kg de alimento para quem for ao show de abertura da Agrotins, na próxima quinta-feira, 9. Então resolvemos direcionar todo o alimento arrecadado no show para o Rio Grande do Sul e demonstrar, ao povo gaúcho, que os tocantinenses também estão comovidos e são solidários a eles”, disse a primeira-dama.

MOBILIZAÇÃO EM TODO O ESTADO

Para facilitar a doação e ampliar o alcance da iniciativa, os pontos de coleta serão expandidos para todas as secretarias e autarquias do Estado, além das escolas da rede estadual de ensino. As doações serão recebidas nesses locais até a sexta-feira, dia 10.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Ornelas, afirmou que, enquanto a mobilização para arrecadação de doações se intensifica, o Governo do Estado já enviou um grupo de bombeiros para auxiliar nas operações de busca e salvamento no Rio Grande do Sul.

A campanha também prioriza a arrecadação de itens básicos como alimentos, água, fraldas e itens de higiene, que são essenciais para atender às necessidades imediatas das vítimas.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, ressaltou o impacto devastador da tragédia no setor agro e o engajamento dos produtores na ação solidária. Já o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Humberto Lima, fez um apelo aos comerciantes do Estado para que se unam à corrente de solidariedade.

ENTIDADES E REPRESENTANTES DA SOCIEDADE CIVIL

A campanha “Tocantins pelo Rio Grande do Sul” conta com a adesão de diversas entidades representativas da sociedade civil, como a Aprosoja Tocantins, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL Palmas) e a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa).

O QUE DOAR 

As doações devem incluir alimentos não perecíveis (inclusive leite em pó), água potável, fraldas descartáveis, agasalhos e cobertores. Todo material arrecadado será encaminhado ao Centro de Tradições Gaúchas (CTG) para distribuição no Rio Grande do Sul, em colaboração com empresas de transporte parceiras.

 

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais