Governador Wanderlei Barbosa lança programa de fortalecimento da educação indígena no Tocantins

 

O governador Wanderlei Barbosa, junto com o secretário estadual de Educação, Fábio Vaz, anunciou o início do Programa de Fortalecimento da Educação Indígena (Profe Indígena) na tarde dessa terça-feira, 20. O evento ocorreu no auditório do Colégio Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em Palmas.

O programa tem como objetivo melhorar a qualidade da educação oferecida a oito etnias indígenas no estado: Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, Krahô, Krahô Kanela, Apinajé e Avá-Canoeiro. Durante a cerimônia, houve a entrega simbólica de duas escolas localizadas em Tocantinópolis.

Governador Wanderlei Barbosa. Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

 

“O Profe Indígena é uma iniciativa que reflete o nosso compromisso com a valorização e o respeito às culturas e tradições dos povos indígenas do Tocantins. Este programa representa um avanço significativo na qualidade da educação para oito etnias que compõem o nosso estado, garantindo que nossos estudantes indígenas recebam um ensino que respeite suas raízes e contribua para o seu desenvolvimento integral. A educação é a base para um futuro mais justo e igualitário, e com o Profe Indígena, estamos dando um passo firme nessa direção”, declarou o governador.

Secretário de Educação, Fábio Vaz. Foto: Esequias Araujo/Governo do Tocantins

 

Fábio Vaz, secretário estadual de Educação, ressaltou a importância de uma educação inclusiva e que respeite as particularidades culturais das etnias indígenas.  “O Profe Indígena, além de focar na qualidade do ensino, valoriza as particularidades culturais das etnias que compõem o Tocantins. Com a alfabetização bilíngue, o monitoramento contínuo das escolas indígenas e processos seletivos específicos, estamos construindo uma educação mais inclusiva e respeitosa. E, com o lançamento do ‘F@la Indígena’, abrimos um canal de diálogo direto com as comunidades, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e suas demandas atendidas”.

Novas Estruturas e Investimentos

No evento, o Governador também anunciou a criação de uma superintendência e uma diretoria específica para políticas voltadas à área indígena dentro da Secretaria de Educação. Foram estabelecidas novas diretrizes para monitoramento das escolas, desenvolvimento de materiais próprios e a realização de processos seletivos em parceria com órgãos como o Ministério Público Federal, Conselho Estadual e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), visando garantir a qualidade do ensino.

Contexto da Educação Indígena no Tocantins

Atualmente, a educação indígena no Tocantins está presente em seis das 13 Superintendências Regionais de Educação: Gurupi, Pedro Afonso, Miracema, Paraíso do Tocantins, Tocantinópolis e Araguaína. São 96 escolas e 38 extensões, atendendo 6.329 estudantes com o suporte de 635 professores, que trabalham diretamente com as oito etnias indígenas do estado.

Tradição e Cultura na Educação

Amaré Brito, diretor de Educação dos Povos Originários e Tradicionais, destacou que o objetivo do programa é oferecer uma educação de qualidade que também respeite e incorpore a tradição, cultura e linguagem dos povos indígenas.

“O programa tem ações diversas que buscam melhorar a política, desde a formação, a aquisição de material pedagógico, reforma, construção e ampliação de escolas indígenas. Que o nosso estudante possa receber uma educação escolar de qualidade. Assim, temos a missão de ensinar a educação nacional, mas também de levar às escolas o conhecimento da tradição, da cultura e da linguagem indígena”, destacou o diretor.

Entrega Simbólica de Escolas

Além do lançamento do Profe Indígena, houve a entrega simbólica da Escola Estadual Indígena Pêpkro e da Escola Estadual Indígena Tamkak, ambas localizadas em Tocantinópolis, que passaram por reformas significativas. O Governo do Tocantins investiu mais de R$ 10 milhões em 80 escolas indígenas entre 2022 e 2024, reafirmando seu compromisso com a educação indígena no estado.

 

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]