Unidade Penal de Araguatins é contemplada em edital da Companhia das Letras para projetos de Remição pela leitura

Instituição se destaca entre as 25 selecionadas em todo o país, recebendo apoio da maior editora brasileira para fomentar clube de leitura e remição de pena.

A Companhia das Letras anunciou, na última semana, as 25 instituições escolhidas para participar da edição atual do edital voltado a clubes de leitura e remição de pena em todo o território nacional. Entre as contempladas, a Unidade Penal (UP) de Araguatins, situada na região do Bico do Papagaio, garantiu sua posição, ocupando o 25º lugar.

Destacando-se entre diversas instituições, a UP de Araguatins conquistou o reconhecimento graças ao trabalho dedicado da polícia penal, analistas em execução penal e equipe de docentes. A professora e mediadora de leitura Fernanda Santos, responsável por atividades educacionais direcionadas a pessoas privadas de liberdade, desempenhou papel fundamental na conquista. Agora, a unidade receberá obras literárias da maior editora do país, visando implementar um clube de leitura para fins de remição de pena.

As 25 instituições escolhidas estão distribuídas em 12 estados, abrangendo 11 unidades femininas, 13 masculinas e uma unidade mista. Cada uma delas terá acesso a 150 livros, incluindo seis títulos com 25 exemplares cada, além de cursos de mediação de leitura e suporte na gestão do projeto.

O chefe da Unidade Penal de Araguatins, Adenilson Nascimento, expressou sua satisfação com a contemplação da instituição e ressaltou a importância do apoio da Companhia das Letras. Ele enfatizou que a iniciativa fornecerá ferramentas essenciais para aprimorar o Programa de Remição de Qualidade da unidade.

“Ser escolhido entre várias entidades do país para receber os livros para o nosso projeto de remição pela leitura nos causa uma alegria imensurável. A Unidade terá ferramentas para continuar com o Projeto, seguindo as diretrizes da Lei de Execução Penal, que, por meio da Seciju, busca oferecer aos nossos custodiados uma condição mais digna e humana para cumprir sua pena”, concluiu Nascimento.

Remição pela Leitura: As instituições selecionadas demonstraram uma forte atuação na remição de pena por meio de parcerias estabelecidas com órgãos da Justiça, Ministério Público e políticas públicas estaduais. Essa abordagem contribui significativamente para a reinserção social das pessoas na sociedade, através do estudo e da leitura.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais