A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) realizou uma operação na manhã desta segunda-feira, 30, com o objetivo de combater crimes contra a dignidade de crianças e adolescentes. No desdobramento da ação, os agentes cumpriram um mandado de prisão preventiva contra uma jovem de 18 anos, suspeita de abusar sexualmente de uma criança de apenas sete anos de idade.
A ação foi coordenada pelo delegado Eduardo Morais Artiaga e conduzida pela 1ª Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAMV – Araguatins). As investigações conduzidas por essa unidade especializada apontaram que a suspeita teria abusado da vítima enquanto atuava como babá da criança.
“Por ser babá, a investigada tinha convívio muito próximo com a criança, tendo permissão para realizar a higiene íntima da criança e os demais cuidados necessários para com a vítima”, explicou o delegado. Os fatos vieram à tona quando a criança se queixou de dores nas partes íntimas para os familiares, levando a mãe a acionar a Polícia Civil. A partir desse momento, as investigações foram iniciadas, e ficou comprovada a violência praticada contra a dignidade sexual da vítima.
As equipes da 1ª DEAMV aprofundaram os trabalhos investigativos após tomar conhecimento dos fatos. O delegado Artiaga solicitou ao Poder Judiciário a prisão preventiva da suspeita, que foi deferida e cumprida na manhã desta segunda-feira.
Além disso, a criança passou por um procedimento especial que confirmou os abusos sofridos. Após o cumprimento do mandado de prisão, a suspeita foi conduzida à 3ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguatins, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. Em seguida, ela foi entregue à custódia do sistema prisional e permanecerá à disposição do Poder Judiciário.