Polícia alerta para golpe do vale-gás que já fez vítima no Tocantins com prejuízo de R$ 25 mil

 

A Polícia Civil do Tocantins está alertando a população sobre um golpe que tem sido aplicado em Palmas e em cidades do interior do estado. O crime ficou conhecido como “golpe do vale-gás”. Nele, um golpista bate à porta de idosos dizendo representar uma empresa que estaria cadastrando pessoas para receber o benefício do vale-gás.

A delegada Ana Carolina Coelho Marinho Braga, da 1ª Delegacia de Atendimento à Vulneráveis de Palmas, contou que, no início de maio, uma idosa de 65 anos procurou a polícia dizendo ter caído no golpe. Um homem apareceu na casa dela, disse que era para fazer um cadastro e, durante a conversa, pegou os documentos da mulher e tirou fotos. Com essas informações, ele fez dois empréstimos em bancos digitais no nome da vítima, causando um prejuízo de quase R$ 25 mil.

“Diante da gravidade dos fatos, de imediato abrimos um procedimento investigativo com a intenção de apurar os fatos, ressaltando que o autor chegou a entregar um cartão do suposto vale-gás para enganar a vítima, quando, na verdade, abriu conta e realizou empréstimos fraudulentos em seu nome”, disse a delegada.

Polícia conclui investigação e encaminha à Justiça

Depois de investigar o caso, a polícia concluiu que se trata de estelionato contra pessoa idosa, crime previsto no artigo 171, parágrafo 4º, do Código Penal. Agora, o inquérito será encerrado e enviado à Justiça e ao Ministério Público, que decidirão os próximos passos contra o responsável.

Dicas para evitar esse tipo de golpe

A delegada reforça que a população especialmente os idosos precisa tomar cuidados simples para se proteger desse tipo de crime.  “É essencial que a pessoa nunca assine documentos ou permita que pessoas desconhecidas tirem fotos do seu rosto ou dos seus documentos, bem como conferir regularmente seus extratos bancários. Além disso, é muito importante lembrar que informações sobre benefícios como o vale-gás devem ser obtidas única e exclusivamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), presentes na maioria dos municípios brasileiros”.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias