Custodiado da Unidade Penal de Arraias é aprovado em 1º lugar em Licenciatura em Matemática na UFT

Na Unidade Penal de Arraias, o caminho para a reinserção social através da educação recebe mais um capítulo de sucesso com a aprovação de um custodiado em primeiro lugar no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT) – campus Arraias. L.M.S é o mais recente beneficiário desse programa que busca transformar vidas por meio do ensino superior, concorrendo na vaga de ampla concorrência.

Doze custodiados participaram do processo seletivo para cursos de Pedagogia, Matemática e Direito na UFT pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), enquanto os demais aguardam na lista de espera pela oportunidade. Para Fernando Fernandes, chefe da Unidade Penal Regional, “proporcionar acesso à educação para os reeducandos é fundamental para garantir a reintegração social, pois o ensino superior abre portas para novas oportunidades de mudança de vida”.

O resultado alcançado é resultado do trabalho conjunto entre a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), as Secretarias de Educação e o Sistema Penal, que adota medidas como a participação no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (ENEM PPL). Somente neste ano, 25 custodiados foram inscritos, dos quais 10 concorreram na modalidade de treineiros.

Para L.M.S, que concluiu o ensino médio na Unidade Penal em 2019 através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o sonho de cursar uma faculdade parecia inalcançável. “Comecei fazendo artesanato, depois veio a remição pela leitura, que expandiu minha mente, e o Enem foi uma nova experiência. O resultado foi melhor do que eu esperava. Receber a notícia da aprovação pela minha mãe foi o melhor, ver o orgulho estampado em seu rosto”, compartilha.

Mesmo privado de liberdade, L.M.S enfatiza que teve a oportunidade de reacender um sonho que jamais deveria se apagar em qualquer pessoa. A trajetória de sucesso desse custodiado destaca não apenas a capacidade transformadora da educação, mas também a importância de programas de ressocialização e reinserção na construção de um futuro melhor para todos os envolvidos.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]