Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em novembro já podem se organizar para conferir suas notas. Nesta segunda-feira, 13 , os resultados serão disponibilizados a partir das 10h (horário de Brasília) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Após a divulgação, uma coletiva de imprensa trará informações adicionais sobre o desempenho geral desta edição.
Com o resultado em mãos, os estudantes poderão utilizá-lo para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O período de inscrições estará aberto entre os dias 17 e 21 de janeiro, exclusivamente pelo portal oficial do Sisu.
Segundo as regras do MEC, o processo seletivo será composto por uma etapa única. Nela, os candidatos podem escolher até duas opções de curso. O resultado da seleção será publicado no dia 26. Estão aptos a participar aqueles que concluíram o ensino médio, realizaram o Enem 2024 e não zeraram a prova de redação.
Fies oferece vagas para cursos em instituições privadas
Além do Sisu, o Enem também possibilita o acesso ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que abre oportunidades para estudantes cursarem graduações em faculdades particulares com financiamento facilitado.
Em 2025, serão disponibilizadas 112 mil vagas, divididas entre os semestres: 67 mil no primeiro e 45 mil no segundo.
Bolsas de estudo pelo Prouni
Os participantes do Enem também podem concorrer ao Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais ou parciais (50%) em universidades privadas. Para se inscrever no programa, é necessário obter uma média de pelo menos 450 pontos nas provas e não zerar a redação.









