
O ano letivo na rede estadual de ensino do Tocantins começou oficialmente nesta segunda-feira (3) com uma cerimônia simbólica na Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, localizada no Jardim Taquari, em Palmas. Durante o evento, foram entregues kits de material escolar que beneficiarão cerca de 140 mil estudantes em todo o estado. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria Extraordinária de Participações Sociais, liderada pela primeira-dama Karynne Sotero.
O governador Wanderlei Barbosa esteve presente na solenidade e oficializou o início das aulas, destacando a importância da iniciativa. “Nosso governo tem um compromisso com a educação. A primeira-dama se mobilizou para colocar os estudantes como prioridade, resultando na entrega desses materiais, além de mochilas que também serão distribuidas”, afirmou o governador.
Os kits, que totalizaram um investimento de R$ 7,9 milhões, incluem itens como cadernos, lápis, borrachas, apontadores, réguas e canetas em três cores. Esta é a primeira vez que o governo estadual fornece gratuitamente o material escolar a todos os alunos da rede pública.
Karynne Sotero, idealizadora do projeto, ressaltou a importância da ação para as famílias tocantinenses. “Muitas mães e pais enfrentam dificuldades para comprar material escolar. Este projeto é um sonho realizado, e estou feliz por poder ajudar nossas crianças a terem uma educação de qualidade. Agradeço à Seduc pela parceria”, destacou a primeira-dama.
O titular da Seduc, Fábio Vaz, também reforçou o compromisso da gestão estadual com a educação. “Este é um marco importante. O fornecimento desses kits demonstra a sensibilização do governo com as necessidades dos nossos alunos, garantindo que eles tenham condições adequadas para os estudos”, explicou.
Estudantes e famílias comemoram apoio
A iniciativa foi bem recebida pela comunidade escolar. Amauri Xerente, estudante do 2º ano do ensino médio em Tocantínia, destacou como a distribuição dos kits ajuda os jovens. “Muitos colegas não têm condições de comprar o material, e isso acaba desmotivando. Este apoio é muito importante para que continuemos firmes nos estudos”, disse.
Arcalis Yexana Marcano, mãe do aluno Jânio Alonso, de 10 anos, também comemorou a ação. “O custo com material escolar é alto. Agora, podemos economizar e garantir que nosso filho tenha o que precisa para estudar”, afirmou. Jânio, que começa o 5º ano do ensino fundamental, expressou gratidão. “Estou muito feliz em poder estudar com materiais de qualidade”, celebrou o estudante.
Obras em escola cívico-militar
Durante a visita à Escola Estadual Cívico-Militar Maria dos Reis Alves Barros, o governador e sua equipe, acompanhados do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, vistoriaram o andamento das obras na unidade, que está 50% concluída. As melhorias incluem a construção de dois blocos de salas de aula, instalação de um posto de transformação de 150 kVA, reforma das instalações elétricas e adequação do sistema de proteção contra descargas atmosféricas. O investimento total na obra é de R$ 2,1 milhões.