O seu canal diário de Notícias

Governador Wanderlei Barbosa participa de encontro estratégico em Belém -PA para discutir desenvolvimento sustentável na Amazônia

O evento teve como objetivo central a discussão em torno do Programa Regional da Amazônia do Banco Nacional Interamericano (BID). O foco era a avaliação das ferramentas para viabilizar o financiamento de projetos na vasta região amazônica

 

Nessa segunda-feira, 7 , o governador Wanderlei Barbosa marcou presença em um encontro importante em Belém, (PA), Intitulado “Diálogos de Alto Nível entre o BID e os Governadores Amazônicos do Brasil”, o evento teve como objetivo central a discussão em torno do Programa Regional da Amazônia do Banco Nacional Interamericano (BID). O foco era a avaliação das ferramentas para viabilizar o financiamento de projetos na vasta região amazônica.

Sob a coordenação do presidente do BID, Ilan Goldfajn e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a reunião enfatizou a necessidade da articulação conjunta de projetos na região, visando maximizar os resultados dos investimentos realizados.

O encontro reuniu governadores e representantes de oito estados pertencentes à Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá e Tocantins.

Um anúncio importante feito durante a ocasião foi o compromisso do BID em disponibilizar um aporte significativo de R$ 4,5 bilhões. Este financiamento resulta de uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e estará à disposição dos estados para impulsionar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região amazônica.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de instituições como o BID, que permitem a formulação de ações sustentáveis e responsáveis pelos estados. “É fundamental investir no crescimento do nosso Estado, especialmente no setor do agronegócio, em harmonia com a preservação ambiental”, destacou o governador.  Enfatizou ainda que o Tocantins foi pioneiro no Brasil ao negociar créditos de carbono no mercado internacional, um feito resultante do compromisso do estado com a preservação do meio ambiente, respaldado por políticas públicas e um arcabouço legal abrangente.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, abordou a proximidade da Copa 30, que será sediada em 2025 em Belém, e a importância das políticas públicas de financiamento em prol da Amazônia.  Durante o evento, um Termo de Cooperação foi assinado entre o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, o BID e o Ministério do Planejamento e Orçamento, evidenciando o compromisso compartilhado em promover o desenvolvimento sustentável da região.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais