O seu canal diário de Notícias

Durante reunião em Taquaruçu Grande, presidente Folha destaca benefícios com a criação do distrito da região

Colaboradores: Texto: Edilene Chaves, Assessoria do vereador Folha (PSDB) Foto: Chico Sisto

A pedido da comunidade, a Câmara Municipal de Palmas (CMP) realizou uma reunião para discutir a possibilidade de criação do distrito da região de Taquaruçu Grande. O presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB), conduziu o debate, que contou com a presença de vereadores, autoridades municipais e estaduais, empresários e membros da comunidade local. O encontro ocorreu na noite da última sexta-feira (30), no espaço Estância Machado, que fica na região.

Na oportunidade, Folha destacou os benefícios que podem chegar à comunidade com a criação do distrito, como a possibilidade de mais investimentos e serviços públicos, assim como vem acontecendo com Luzimangues, distrito de Porto Nacional. “O que nós queremos para Taquaruçu Grande é o mesmo que tem acontecido com Luzimangues, que também era uma região rural e hoje, depois da criação do distrito, recebe inúmeros investimentos, fomenta a economia e gera empregos e renda. Acredito que Luzimangues pode ser um exemplo para Taquaruçu Grande”, enfatizou o vereador.

O presidente da Casa de Leis também ponderou sobre como a criação do distrito pode contribuir para o processo de regularização fundiária, visto que Palmas possui cerca de 200 loteamentos sem regularização, sendo aproximadamente 34 deles em Taquaruçu Grande, o que dificulta a chegada de benefícios para a população. “Precisamos definir o perímetro urbano de Taquaruçu Grande e regularizar os loteamentos para que o Poder Público consiga enviar os benefícios que a população necessita, pois, sem a regularização, o Município e nós ficamos impedidos pela lei de realizar qualquer benfeitoria em favor de quem mora na região”, ressaltou Folha.

Durante a reunião, alguns moradores tiveram a oportunidade de apresentar suas demandas. Maria Alice dos Santos, por exemplo, pediu maior empenho dos vereadores na busca por melhorias para a escola e o posto de saúde de Taquaruçu Grande. Os empresários presentes também expressaram suas opiniões, destacando que a criação do distrito trará benefícios para aqueles que desejam investir na região.

Ao encerrar a reunião, o presidente Folha ressaltou que o próximo passo será coletar as assinaturas necessárias para viabilizar a criação do distrito. Ele explicou que, após obter o número adequado de assinaturas, uma comissão será formada para discutir os limites territoriais viáveis para Taquaruçu Grande. Em seguida, a proposta será apresentada à comunidade e, se aceita por todos, os procedimentos para atender aos requisitos legais de transformação da região em distrito serão seguidos. A previsão é de que até setembro a Casa de Leis tenha todos os dados e documentos prontos para serem apresentados aos moradores.

Também participaram do encontro os vereadores Benna Maia (União), Eudes Assis (PSDB), Joatan de Jesus (Cidadania), Nego (sem partido), Pedro Cardoso (União) e a vereadora Professora Iolanda Castro (PTB). Representando o governador Wanderlei Barbosa, estava o secretário de Governo, Jairo Mariano, acompanhado do secretário executivo da pasta, Etinho Nordeste. O presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), Márcio Reis e o ex-prefeito de Palmas, Fenelon Barbosa, também marcaram presença.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais