Na manhã desta quinta-feira, 9, o Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, foi palco do lançamento da 4ª edição da Caravana Federativa. O evento, promovido pelo Ministério das Relações Institucionais, contou com a presença do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e representantes ministeriais, marcando um importante passo na aproximação do Governo Federal com estados e municípios de todo o país.
A Caravana Federativa percorre as unidades federativas como símbolo de diálogo e integração, proporcionando a líderes regionais e gestores públicos a oportunidade de terem contato direto com programas, ações e serviços prestados por todos os ministérios do Governo Federal, assim como órgãos, autarquias e bancos públicos, em um único local.
De janeiro a setembro de 2023, nove programas sociais foram retomados e estão sendo apresentados durante a Caravana Federativa, evidenciando o compromisso do Governo em fortalecer o pacto federativo. O evento, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro, mobilizou o quadro técnico do Governo do Tocantins e aponta para a possível resolução de pendências entre União, Estado e municípios.
O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância da iniciativa: “Tenho visto essa preocupação do Governo Federal de ir aos estados para discutir aquilo que precisa ser feito. São escolas, creches e rodovias eleitas como prioridade, como a BR-010 e a BR-235”. Barbosa ressaltou que a Caravana proporciona a oportunidade de debater com o Governo Federal as prioridades do estado e municípios.
O secretário-executivo de Relações Institucionais, Olavo Noleto, expressou seu orgulho pela parceria com o governador e prefeitos do Estado, assegurando que nenhum município ficará sem atendimento. “Aqui, o pacto federativo brasileiro se fortalece por meio dos atendimentos, da capacitação e do diálogo”, afirmou.
André Ceciliano, secretário especial adjunto de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais, destacou a natureza resolutiva da Caravana. “A união entre os governos federal, estadual e municipal é fundamental para que possamos ter outro dinamismo na resolução dos problemas na ponta”, afirmou.
A quarta edição da Caravana Federativa é parte de uma série de eventos que percorrerão todas as unidades federativas. O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Talismã, Diogo Borges, ressaltou a importância da iniciativa para resolver pendências que impactam o desenvolvimento dos municípios.
A assistente social Valdirene Paixão Moreira Silva, do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Colméia, destacou a oportunidade única que a Caravana proporciona aos municípios para obter orientações e informações com os ministérios e estabelecer conexões para futuros recursos públicos.
Esta edição da Caravana Federativa, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro em Palmas, é a quarta de uma série que já passou por Salvador/BA, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS, reunindo ministérios, bancos públicos, autarquias e outros órgãos públicos, com o objetivo de fortalecer o diálogo e a integração entre o Governo Federal e as unidades federativas do Brasil. As próximas edições estão programadas para os dias 23 e 24 de novembro no Maranhão e 7 e 8 de dezembro no Ceará.