A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) realizará na próxima terça-feira, 4 de junho, a eleição para a Mesa Diretora referente ao biênio 2025/2026. A sessão está agendada para as 18h10, conforme edital de convocação publicado no Diário Oficial da Aleto nesta quarta-feira, 29.
A convocação ocorre após a aprovação, na sessão do dia anterior (28), de uma Proposta de Emenda Constitucional e um Projeto de Resolução que estabelecem novas diretrizes para a eleição da Mesa Diretora. As novas regras, que já estão em vigor, permitem a reeleição consecutiva dos atuais membros da diretoria para o mesmo cargo, independentemente das legislaturas, em consonância com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as eleições das assembleias legislativas estaduais.
A Mesa Diretora da Aleto é composta por um presidente, um primeiro e um segundo vice-presidente, além de quatro secretários. Atualmente, os cargos são ocupados pelos seguintes deputados: Amélio Cayres (presidente), Ivory de Lira (1º vice-presidente), Gutierres Torquato (2º vice-presidente), Vilmar de Oliveira (1º secretário), Janad Valcari (2º secretário), Marcus Marcelo (3º secretário) e Eduardo Fortes (4º secretário).