Amélio Cayres é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins para 2025/2026

Eleição ocorreu com chapa única e votação unânime; mudanças no regimento garantiram processo eleitoral

Os deputados estaduais do Tocantins definiram, nesta sexta-feira (29), a composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Aleto) para o biênio 2025/2026. Em chapa única, o deputado Amélio Cayres (Republicanos) foi reeleito presidente da Casa, consolidando sua liderança no parlamento.

Além de Cayres, os deputados Léo Barbosa (Republicanos) e Cleiton Cardoso (Republicanos) foram eleitos como 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente. Já as funções de secretariado serão ocupadas por Vilmar de Oliveira (Solidariedade), Janad Valcari (PL), Luciano Oliveira (PSD) e Marcus Marcelo (PL), nos cargos de 1º, 2º, 3º e 4º secretários.

A votação contou com a participação de 23 parlamentares, todos favoráveis à chapa única. Após o resultado, Amélio Cayres agradeceu o apoio unânime e destacou a importância do diálogo na condução dos trabalhos legislativos. “Continuaremos de portas abertas para a sociedade e para os colegas parlamentares”, afirmou.

Prioridades para o próximo biênio

Durante seu discurso, Cayres elencou os principais projetos que devem ser entregues até o fim de sua gestão. Entre as prioridades estão a ampliação da sede da Assembleia, a posse de aprovados em concurso público, a expansão da TV Assembleia e o aumento da oferta de cursos pela Escola do Legislativo.

Mudanças no processo eleitoral

A eleição da Mesa Diretora ocorreu após a aprovação de uma resolução que anulou o pleito realizado em junho deste ano. O regimento interno da Aleto foi alterado para que as eleições do 2º biênio de cada legislatura sejam realizadas a partir de novembro do último ano do 1º biênio.

Amélio Cayres defendeu a legalidade do processo, argumentando que as mudanças estão em conformidade com a Constituição Estadual e com decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2022, o STF estabeleceu o limite de uma reeleição para os cargos das mesas diretoras nas assembleias legislativas estaduais, independentemente da legislatura.

“A soberania do Plenário deve ser respeitada, e todas as decisões tomadas aqui seguirão as normas constitucionais e regimentais”, enfatizou o presidente reeleito.

Com o novo mandato, Cayres promete dar continuidade aos projetos em andamento e reforçar o diálogo com a sociedade e os parlamentares, consolidando a Aleto como uma instituição forte e participativa.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais