O seu canal diário de Notícias

Procon Tocantins retira mais de 4 mil produtos vencidos das prateleiras em operação de fiscalização

Ação visa garantir segurança alimentar e notifica empresas por descumprimento da lei de defesa do consumidor.

O Procon Tocantins realizou, entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, a Operação De Olho no Prazo de Validade, com foco na verificação do prazo de validade de produtos. A fiscalização abrangeu os municípios de Axixá do Tocantins, Miranorte, Barrolândia, Santa Maria do Tocantins, Presidente Kennedy, Peixe e Taipas do Tocantins. Ao todo, foram apreendidos 4.274 produtos vencidos.

O objetivo da operação é assegurar o cumprimento da legislação vigente, retirando das prateleiras produtos que estejam fora do prazo de validade, em conformidade com o que estabelece o Código de Defesa do Consumidor. Dentre os itens apreendidos estão bacon, milho de pipoca, iogurte natural, gelatina, arroz, fubá, pizza, cerveja, energético, coxas e sobrecoxas de frango, coração de frango, linguiça calabresa, café, água sanitária, amaciante, shampoo, massa capilar, entre outros.

Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins, ressalta a importância dos consumidores estarem atentos à validade dos produtos no momento da compra, destacando os riscos à saúde que o consumo de itens vencidos pode acarretar.

Durante a fiscalização, 13 empresas foram notificadas por não disponibilizarem um exemplar do Código de Defesa do Consumidor para consulta dos clientes, conforme estabelecido pela Lei Federal 12.291/2010. De acordo com Magno Silva, diretor de fiscalização do Procon Tocantins, o descumprimento desta lei pode resultar em multa no valor de até R$ 1.064,10.

Silva orienta os consumidores a formalizarem denúncias caso identifiquem irregularidades, podendo fazê-lo através do Whats Denúncia (63) 99216-6840 ou no Disque 151. Ele reforça que a equipe de fiscalização tem intensificado as ações para coibir práticas que prejudiquem os consumidores.

A quantidade de produtos vencidos apreendidos por cidade foi a seguinte: Axixá do Tocantins (800), Barrolândia (668), Miranorte (1.006), Peixe (723), Presidente Kennedy (576), Santa Maria do Tocantins (351) e Taipas do Tocantins (150).

A legislação pertinente a produtos vencidos está prevista no artigo 18, § 6º, I, da Lei Federal nº 8.078/90 CDC, que estabelece a responsabilidade dos fornecedores por produtos com prazo de validade expirado. A Lei Federal 8.137/90 também trata do assunto, configurando como crime contra as relações de consumo a venda de produtos em condições impróprias para consumo. Além disso, a Lei 12.291/2010 torna obrigatória a manutenção de exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais, estabelecendo penalidades para o descumprimento desta norma.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais