Concurso para professores da Unitins é suspenso por decisão judicial; saiba os motivos e posicionamentos

A instituição afirma que o edital do processo seletivo segue rigorosamente as normativas estaduais, destacando a conformidade com todas as exigências legais e administrativas

 

 

A Defensoria Pública do Estado (DPE) recorreu à 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), e conseguiu a suspensão temporária do concurso para professor efetivo da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A medida foi fundamentada na ausência de reserva de 20% das vagas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, de acordo com o edital.

O desembargador João Rigo Guimarães, relator do caso, proferiu a decisão no mês passado, mas somente na última quinta-feira, 9 , a Unitins se pronunciou sobre o ocorrido. Conforme a determinação do TJTO, é necessário retificar o edital, assegurando agora o percentual mínimo de 20% das vagas aos candidatos autodeclarados negros e/ou pardos. Também, a reabertura das inscrições e uma nova aplicação das provas foram ordenadas.

POSICIONAMENTO DA UNITINS 

A Unitins, por sua vez, argumenta que a legislação invocada na decisão é aplicável apenas aos órgãos federais, não abrangendo os órgãos estaduais. Mas, a universidade reconhece a necessidade de cumprir as legislações vigentes no Estado do Tocantins. A instituição afirma que o edital do processo seletivo segue rigorosamente as normativas estaduais, destacando a conformidade com todas as exigências legais e administrativas.

O QUE DIZ A NOTA DIVULGADA PELA A INSTITUIÇÃO 

A nota divulgada pela universidade esclarece que o Tribunal de Justiça já se posicionou favoravelmente à regularidade e continuidade do certame em situações semelhantes anteriormente. Diante disso, a Diretoria Jurídica da Unitins e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) apresentarão recurso para a manutenção do concurso, garantindo a continuidade das próximas etapas e sem prejuízo aos candidatos aprovados na prova objetiva.

A Comissão organizadora do Concurso orienta os candidatos a acompanharem constantemente a página do processo seletivo para manterem-se atualizados com informações oficiais sobre o andamento do certame.

O CONCURSO 

Em relação ao concurso, que disponibiliza 132 vagas para professor efetivo em 10 cursos de graduação, os candidatos aprovados serão distribuídos nos cinco campus da universidade: Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis, Paraíso e Palmas. A primeira etapa, realizada em 16 de abril, contou com a participação de 1.200 candidatos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais