O seu canal diário de Notícias

Governador do Tocantins destaca ações sustentáveis na COP-28 e antecipa desafios para a COP-30

Wanderlei Barbosa aborda transição econômica na Amazônia e assina pacto pelo desmatamento zero

Na tarde desta segunda-feira, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28), o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou ativamente do painel intitulado “Transição econômica para a Amazônia: desenvolvimento socioeconômico de baixas emissões”. Ao lado de representantes dos nove estados que compõem o Consórcio Amazônia Legal, Barbosa lançou o planejamento estratégico do consórcio, enfocando temas cruciais para a região.

Em seu discurso, o governador ressaltou a urgência de discutir os desafios ambientais enfrentados pelos estados, destacando a tempestade recente que atingiu Palmas, resultando em danos significativos. “Eu não venho a uma COP para maquiar problemas que nós temos, principalmente, de caráter ambiental. Nós temos que falar daquilo que acontece em nossos estados e buscar soluções, porque em breve estaremos sediando a COP-30”, enfatizou Barbosa.

Abordando a realidade do Tocantins, que abriga 92% de seu território no bioma Cerrado, o governador destacou a expansão da produção agrícola de maneira sustentável. Ele ressaltou que o crescimento econômico não deve ser sinônimo de desmatamento irresponsável, afirmando: “Cada um de nós, entes federativos, tem um perfil, e nós já sentimos o peso dessas mudanças climáticas.”

Barbosa anunciou a assinatura recente do pacto pelo desmatamento zero com as federações agrícolas do estado, demonstrando o comprometimento do Tocantins com a preservação ambiental. “O Tocantins já tem contrato firmado com empresas patrocinando projetos nas comunidades quilombolas e indígenas. Nós temos que nos integrar”, afirmou o governador.

Ao antecipar a COP-30, programada para ocorrer em Belém/PA em 2025, Barbosa enfatizou que o evento será um desafio para o Brasil, proporcionando a oportunidade de discutir práticas sustentáveis na produção de alimentos e políticas para evitar a exploração ambiental.

Além da participação no painel de segunda-feira, Wanderlei Barbosa esteve presente no fim de semana no debate sobre “Caminhos para a COP 30: desenvolvimento socioeconômico sustentável para a Amazônia integrada e competitiva”. O encontro contou com a presença de outros líderes, incluindo o governador do Amazonas, Wilson Lima, e autoridades de diversos estados.

A COP-28, sediada em Dubai, nos Emirados Árabes, entre 30 de novembro e 12 de dezembro, reúne líderes globais, pesquisadores e influenciadores para discutir estratégias de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, preservação da biodiversidade e desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis, além da descarbonização da atividade econômica.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais