Caparaó-MG, terça-feira, 03 de outubro de 2023. Por Kamila Soares – Essa é uma sobremesa tradicional brasileira. A receita de canjicão doce faz parte das festas juninas por todo pais.
Ela é muito popular em comemorações temáticas de arraiá. Acompanhando o pé-de-moleque cajuzinho e muitos outros pratos típicos.
Todos os estados brasileiros comemoram as festas juninas de algum jeito. Levando em conta a cultura local. Mas a receita de canjicão doce está lá presente na festa.
Nos dias frios ele também é muito consumido em casa. Para aquecer no final da tarde ou aproveitar mesmo o sabor desta deliciosa sobremesa. Vamos a receita:
Receita de canjicão doce que não fica duro
Ingredientes
- 500g de milho de canjica branco
- 1 litro de leite integral
- 1 lata de leite condensado
- 200ml de leite de coco
- 1 xícara de chá de açúcar
- 4 cravos-da-índia
- 1 canela em pau
- 1 pitada de sal
Modo de preparar essa deliciosa receita de canjicão doce
Primeiro você precisa preparar os grãos do milho da canjica. Lave em água corrente e deixe de molho em água fria por pelo menos 8 horas. Depois que ele ficar neste período de molho. Pode escorrer toda a água da canjica.
Em uma panela de pressão coloque o milho e é importante cobrir com água, dentro da panela, todos os grãos da canjica. Coloque uma pitada de sal.
Assim a panela de pressão começar a pitar. Abaixe o fogo e o tempo de cozimento será de mais ou menos uns 40 minutos. Depois disso abra a panela e confirme se os grãos estão macios.
Pode cozinhar de novo, mas somente em água. Se por no leite, ele não fica macio mais. Tome cuidado com a panela de pressão e siga as instruções usar com toda a segurança.
Enquanto a canjica está cozinhando. Em outra panela comece colocando o leite, o leite de coco, leite condensado, açúcar, cravos-da-índia e canela em pau em fogo médio. Não deixe ferver, apenas aqueça até que o açúcar suma no leite por completo.
Quando os grãos estiverem bem cozidos. Jogue a água fora e coloque a canjica na outra panela com o leite e demais ingredientes. Pode tirar os cravos e a canela em pau e deixar ferver novamente.
O ponto e os acompanhamentos
O ponto melhor dessa receita de canjicão doce, será quando o caldo estiver mais grossinho e os grãos com sabor doce. Isso deve demorar mais uns 20 a 30 minutos.
Não sirva muito quente, pois o grão demora a esfriar. Sirva com uma paçoca no meio ou um pouco de farelo de amendoim torrado. Também pode usar canela em pó e coco ralado.
Esta é uma sobremesa deliciosa e tradicional brasileira. É perfeita para festas juninas ou para qualquer ocasião especial.