O seu canal diário de Notícias

Por que o Starbucks está fechando as unidades no Brasil?

SouthRock Capital é a responsável pelas redes do Starbucks e entrou com pedido de recuperação judicial

Vila Velha, 18 de Novembro de 2023, por Eduarda Villela.  A empresa SouthRock Capital é responsável pelas franquias do Starbucks e Subway que atuam no Brasil. No fim do mês de Outubro, a operadora de redes iniciou com o processo de recuperação judicial, a cafeteria possui cerca de 190 lojas em todo o país.

Starbucks
Starbucks entra com pedido de recuperação judicial no Brasil. Imagem de Unsplash.

 

Starbucks fecha unidades no Brasil

A operadora das redes Starbucks e Subway, SouthRock Capital, iniciou com o pedido de recuperação judicial no final de Outubro. As dívidas da empresa estão em torno de R$ 1,8 bilhão de reais no país. Além de contar com cerca de 187 lojas em todo o Brasil, os negócios administram outras marcas e até mesmo um centro gastronômico.

Veja também: Como o desemprego contribui para o endividamento no Brasil

Anuncios

Vale pontuar que a empresa não incluiu a marca Subway dentro do processo de recuperação, já que a decisão tomada tem a ver com os parceiros comerciais. A rede de cafeterias entrou com o pedido nos estados de Rio de Janeiro e São Paulo, pois são os locais que atuam as lojas no país e são responsáveis por grande parte da receita comercial.

Cerca de 43 lojas da rede fecharam no Brasil desde a entrada do processo, a crise gerou uma série de demissões em todo o país. A South Rock reforçou as informações da necessidade de realizar ajustes em relação ao números de lojas que atuam no Brasil, além de alinhar os negócios com stakeholders e fornecedores para acertar os prejuízos.

Futuro do Starbucks no Brasil

Nas próximas semanas, a empresa responsável pela marca Starbucks no Brasil deve passar pelo processo de perícia. A rede de cafeterias anunciou que em Outubro teve o rompimento com o contrato de licenciamento da South Rock. já que o pagamento não foi concluído e gerou o fechamento de várias lojas no Brasil.

Apesar de romper o contrato, a empresa continua como a responsável pela marca no país. Assim, mantém o seu comprometimento com a colaboração comercial e busca desenvolver a gestão de várias marcas no Brasil.

Anuncios

Veja também: Comerciantes apontam menor confiança na área do varejo

Por outro lado, enquanto no Brasil as lojas apresentam uma forte crise, a rede teve lucros no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos. Dessa forma, o balanço comercial é estimado em uma receita global de US$ 1,2 bilhão no quarto trimestre em Setembro. Isso gerou uma alta de 40% em relação ao mesmo período do ano passado, o que alivia um pouco a preocupação futura.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais