O seu canal diário de Notícias

Comerciantes apontam menor confiança na área do varejo

De acordo com pesquisa, os comerciantes se sentem menos confiantes em relação aos próximos meses

Vila Velha, 13 de Novembro de 2023, por Eduarda Villela. Conforme analisa o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), os comerciantes estão menos confiantes em relação ao mês de Setembro. O setor varejista apresenta uma queda de confiança ao analisar as vendas para os próximos meses.

Comerciantes
Comerciantes estão menos confiantes com o setor de varejo. Imagem de Pexels.

 

Índice de confiança dos comerciantes apresenta queda

Em todos os meses do ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo é responsável por analisar o índice de confiança dos comerciantes no setor varejista. É importante saber que a pesquisa divide as estatísticas entre zero e 200 pontos, que baseia o nível de satisfação dentro do setor comercial.

Veja também: Inflação dos produtos tem pequena melhora em pesquisa, mas ainda segue em alta

Anuncios

A última pesquisa do mês de Outubro mostrou a pontuação de 112,8, o que traz um declínio maior em relação ao mês de Setembro, que pontuou em cerca de 113,1. Se for comparar com 12 meses atrás, os números apontaram uma queda maior em um espaço de 1 ano, pois os números analisados anteriormente eram de 129,7 pontos.

Nível de satisfação dos comerciantes para o futuro

Como visto, o Índice que aponta as expectativas dos comerciantes para o futuro do setor varejista apresentou uma boa queda. Porém, se for analisar a estatística que mede a relação de curto prazo para vendas, o número se mantém em 145,2 pontos. Isso significa que existe um nível de médio a alto em relação a quantidade de empresários satisfeitos com o futuro.

A pesquisa também serve para comparar as condições atuais dos empresários dentro de todo o comércio, o que ajuda a saber melhor sobre a diferença da situação econômica atual e do ano anterior. Os números estão em 88,3 pontos, ou seja, os responsáveis pelo setor empresarial não se sentem tão satisfeitos com as vendas dentro do cenário atual.

Expectativas para o final do ano

Anuncios

O final do ano é marcado por datas comemorativas, o que sem dúvidas funciona como uma ajuda para o setor varejista e aumenta bem a expectativa de vendas tanto na Black Friday, quanto no Natal. De acordo com a análise de estatísticas, parte do comércio já guardou uma boa parte do seu estoque para vender os produtos no final do ano.

Veja também: Valor da cesta básica: veja as capitais que tiveram aumento e queda no preço total

Para avaliar melhor os investimentos, vendas e compras com os seus fornecedores, os comerciantes começam a se preparar para a reta final do ano. Todavia, o cenário aponta um certo receio dentro do próprio setor de varejo, pois o Índice de Estoques (IE) diminuiu em cerca de 0,7%. ao passar de 117 pontos para 116,2 no mês de Outubro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais