O seu canal diário de Notícias

IPCA-15: índice de inflação registra aumento em Outubro

O IPCA-15 é uma medida prévia da inflação oficial e registrou alta nesse mês

Vila Velha, 29 de Outubro de 2023, por Eduarda Villela. De acordo com o novo registro prévio do IPCA-15, ocorreu uma alta de 0,21% no mês de Outubro. O índice é responsável por medir a previsão da inflação oficial, que teve uma variação positiva nesse mês. Porém, se comparar com o resultado anterior, ainda está com valores altos.

IPCA-15
IPCA-15 teve aumento no mês de Outubro. Imagem de Pexels.

 

IPCA-15 em Outubro

No mês de Outubro, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve uma alta de 0,21%, o que resulta em um aumento de 3,96%. Ao somar 12 meses, o indicador tem um total acumulado de 5,05%, um valor elevado. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é responsável por calcular a prévia da inflação oficial em todo o país.

Veja mais: PIS/PASEP já tem a previsão de pagamento definida, confira

Anuncios

O principal impacto para o aumento do índice tem a ver com o setor de Transportes, principalmente em passagens aéreas, que subiu para 23.75%. Sete dos nove grupos pesquisados registraram alta no mês de Outubro, o segmento se mantém em alta pelo segundo mês consecutivo. A área da Saúde e Habitação também contribuíram para o valor aumentar.

Por outro lado, o setor de Alimentos registrou queda no índice pelo quinto mês seguido, a principal influência foi a alimentação em domicílio. Com a análise dos principais bens de consumo e serviços dos brasileiros, é possível avaliar o impacto da variação dos índices em relação ao poder de compra.

Prévia do IPCA-15 por setor

De acordo com os dados do IBGE, o IPCA-15 teve uma variação mensal um pouco acima do esperado. Os analistas do mercado financeiro apontam que a estimativa ficou 0,20% acima do valor calculado. Veja como ficou o cenário entre os principais grupos analisados pelo índice:

  • saúde e cuidados pessoais (+0,28%);
  • habitação (+0,26%);
  • alimentação e bebidas (-0,31%);
  • comunicação (-0,29%);
  • despesas pessoais (+0,31%);
  • transportes (+0,78%);
  • artigos de residência (+0,05);
  • educação (+0,07%);
  • vestuário (+0,33).

Anuncios

É importante saber que a parte de alimentos e bebidas caíram por causa da queda dos valores no mercado. Alguns itens como o leite longa vida, feijão carioca, ovo de galinha e carnes foram os que tiveram o maior destaque de queda no mês. Sem dúvida, influencia no poder de compra da família brasileira.

Veja mais: Inflação dos produtos tem pequena melhora em pesquisa, mas ainda segue em alta

Ao analisar o índice por região do Brasil, oitos áreas tiveram alta no mês de Outubro. A cidade de Goiânia foi a que teve o maior aumento (0,63%), principalmente por conta das passagens áreas. O local que teve o menor registro de alta na prévia da inflação foi a cidade de Fortaleza (-0,28%), com influência da queda da gasolina.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais