Impacto da reforma tributária pode deixar condomínio mais caro
Mudanças da reforma tributária podem gerar impactos nos valores dos condomínios.
Vila Velha, 19 de Novembro de 2023, por Eduarda Villela. A reforma tributária é responsável por alterar o sistema de cobrança dos impostos em todo o Brasil. Com isso, é possível saber que um dos preços que serão impactados é o valor que será pago pelos moradores de condomínios ao redor do país, já que os serviços arcam com o aumento de tributos.

Reforma tributária e aumento de preços
Anuncios
De acordo com novas pesquisas, a reforma tributária influencia o ramo de setor de serviços, que serão as mais prejudicadas com o novo sistema de impostos. Pois, a mão de obra é o principal insumo dessa categoria, que envolve o comércio e a indústria, e não será possível abater os créditos, enquanto outros podem se beneficiar pelo fato da não cumulatividade.
Veja também: Dados sobre dívidas no Brasil: confira a renda familiar
Vale lembrar que o setor de serviços é responsável por gerar o maior número de empregos e movimenta a economia do país. Portanto, o ideal seria avaliar alternativas para não contribuir com o aumento de preços, ou seja, a categoria não deveria sofrer com os aumentos causados pela carga tributária.
Estima-se que os serviços serão responsáveis por arcar com os valores maiores dos impostos no Brasil. Com isso, é possível analisar que setor vai gerar um grande aumento da carga, mas só vai ter como saber com mais detalhes quando forem realizadas as pesquisas associadas com o novo imposto (IVA), que vem para substituir o PIS/Confins, ISS e IPI.
Aumento do valor de condomínios
Anuncios
Como a reforma tributária deve alterar o valor de tributos sobre serviços, isso influencia diretamente no aumento dos condomínios. Pois, tem a ver com a relação entre as taxas de segurança, vigilância e limpeza presentes nas moradias. A alta nos preços vai ser diretamente sentida pelos que utilizam as atividades.
Veja também: Especialistas analisam o futuro do juros no Brasil
A reforma vai impactar diretamente o valor das taxas, e gera o aumento dos preços de condomínios. Assim, as taxas podem subir em cerca de 2,10% a 6,50%, e o encarecimento se torna geral em todo o setor. Todavia, é possível que tenha a diminuição dos custos de serviços para compensar o aumento do consumo, mas é algo que precisa ser bem avaliado.
Anuncios
Deixe o Seu Comentário