O seu canal diário de Notícias

Golpe do Leilão dos Correios se espalha pelo país; saiba como evitar

Golpistas utilizam de anúncios e notícias para aplicar golpes online; saiba como não cair nessa armadilha.

Cambé/PR, 30 de outubro de 2022, por Olívia Gravina – Todos os anos, os Correios realizam leilões de vários objetos, facilitando a aquisição por parte dos clientes. O chamado leilão de refugo é realizado com objetos esquecidos após as tentativas de entrega e a não-reivindicação por parte do remetente ou destinatário dentro do prazo estipulado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Porém, pessoas mal-intencionadas estão realizando o chamado Golpe do Leilão dos Correios, utilizando dessa ação da empresa estatal para anunciar produtos com preços muito abaixo do normal e, assim, lesar os consumidores por meio de compras online. O golpe é muito bem arquitetado e pode passar despercebido por pessoas que não têm muita familiaridade com o mundo virtual.

Algumas ações podem evitar a aplicação desse golpe, e a informação é a principal aliada para combater a ação de criminosos virtuais.

Como identificar o Golpe do Leilão dos Correios?

Anuncios

Criminosos estão aproveitando os leilões dos Correios para aplicar golpes em pessoas que não possuem prática com as compras virtuais. Por meio de posts patrocinados nas redes sociais, anúncios e até mensagens de WhatsApp, os golpistas utilizam de manchetes de reportagens verídicas para passar credibilidade.

Com técnicas chamativas, os estelionatários encaminham o cliente para um link falso, com ofertas de aparelhos eletrônicos, perfumes importados, roupas de grife e outros objetos de alto valor que, supostamente, estão com preço muito abaixo do mercado. Ao confirmar a compra, o cliente passa os dados pessoais e bancários acreditando ser uma compra segura, e só vai perceber o golpe quando vê compras estranhas na fatura do cartão, além de não receber pelo produto adquirido.

Nestes casos, as vítimas devem realizar o boletim de ocorrência informando o máximo de detalhes possíveis, incluindo links, imagens e mensagens recebidas por meio das redes sociais ou aplicativos de mensagens. Outra ação é informar à administradora do cartão de crédito sobre o golpe sofrido para que o cartão seja cancelado e o estorno das compras seja realizado.

Informação é a melhor aliada contra os golpistas

A medida mais eficaz para se proteger dos golpes é se informar antes de sair adquirindo produtos com preços inacreditáveis. Os sites de notícias, canais de televisão e rádio, bem como o site oficial das instituições são os melhores locais para saber se as ações de vendas e leilões estão realmente sendo realizados.

Anuncios

Os Correios costumam realizar os chamados leilões de refugos, quando os objetos passam por várias tentativas de entregas e não são reivindicados pelos destinatários ou remetentes dentro do prazo estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor. Porém, o consumidor precisa passar por um trâmite bem detalhado para participar.

A instituição divulga um edital contendo todos os detalhes da ação no portal oficial. Assim, os interessados podem conferir quais os produtos estão à venda e qual o lance mínimo para a aquisição. Tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas podem participar, bastando preencher um formulário online no site Licitações-e e fornecer os lances de acordo com o valor mínimo estipulado pelos Correios, que vai analisar as propostas para só então declarar o vencedor.

Outro detalhe importante é que o leilão acontece por meio de lotes, e não individualmente. Assim, quando o usuário se deparar com anúncios do tipo “Correios realizam leilões de smartphones da marca X”, por exemplo, pode ter certeza de que não é algo confiável.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais