O seu canal diário de Notícias

Evite esses 5 erros ao investir no Tesouro Direto

Apesar de ser um investimento de baixo risco, alguns erros impedem que o investidor conquiste bons rendimentos; saiba o que não fazer.

Cambé/PR, 06 de outubro de 2023, por Olívia Gravina – O Tesouro Direto é uma das modalidades de investimento em renda fixa que mais crescem no país. De acordo com os últimos dados divulgados em Brasília, até o mês de agosto, mais de 25,4 milhões de pessoas investiram em algum título público.

Apesar de ter rentabilidade garantida e baixo risco, alguns equívocos podem atrapalhar os investidores mais inexperientes; por isso, é importante observar antes esses cinco erros ao investir no Tesouro Direto para que não haja quebra de expectativas.

Saiba como evitar os seguintes erros ao investir no Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma modalidade de investimento em renda fixa perfeita para os investidores mais conservadores, pois o risco de investimento é muito baixo em comparação aos investimentos de renda variável, como a Bolsa de Valores, por exemplo.

Anuncios

Com apenas R$ 30, o investidor já pode iniciar os aportes de acordo com os objetivos traçados e com a renda disponível para investir, com a garantia de rendimentos maiores do que a poupança e sem a necessidade de comparecer em uma instituição bancária física, já que todo o processo é feito online.

Porém, antes de abrir conta em uma corretora de investimentos e começar a realizar os depósitos regularmente, é importante que o investidor evite alguns erros ao investir no Tesouro Direto, para não ter prejuízos nem decepções com os investimentos. Confira quais os principais erros a serem evitados:

Investir em plataformas duvidosas
Um dos erros ao investir no Tesouro Direto é se cadastrar em plataformas ilegais. Como muita gente está começando a investir, nem sempre sabe que cuidados tomar; por isso, antes de se cadastrar, é importante verificar se a instituição financeira está aprovada pelo Banco Central porque, assim, é garantido que o investidor não será vítima de golpes.

Não saber o perfil de investidor
O mercado de investimentos é imenso e possui possibilidades para pessoas de diversos perfis e com os mais diferentes objetivos; assim, não dá para investir nos mesmos papéis que todo mundo. Antes de começar os aportes, é importante que o investidor entre no site oficial do Tesouro Direto e veja em qual perfil se encaixa; com o perfil definido, é mais fácil acertar na escolha da modalidade do investimento.

Retirar antes do prazo
Os tipos de investimentos dentro do Tesouro Direto variam, mas todos têm algo em comum: uma data de vencimento. Isso significa que aquele investimento vai render a porcentagem disponível no momento da contratação até a data estipulada. Sendo assim, caso o investidor retire o dinheiro antes do prazo, corre o risco de perder parte do dinheiro investido. O ideal é escolher uma modalidade de investimento que permita a retirada a qualquer momento sem haver prejuízo.

Anuncios

Não manter uma constância nos aportes
A falta de disciplina é um dos vilões quando se trata de investir no Tesouro Direto. A plataforma não obriga o investidor a depositar todos os meses; no entanto, é bem importante, a título de rendimento, que se mantenha uma constância nos aportes a fim de potencializar os investimentos. A dica aqui é já deixar separado uma quantia todos os meses para depositar, criando um compromisso como se fosse um boleto a ser pago.

Ir na mesma onda de outros investidores
Não é porque um amigo ou parente escolheu determinado título que o investidor deve fazer o mesmo. Como já mencionado, cada pessoa tem um objetivo para alcançar e uma disponibilidade de aporte. Portanto, por mais que seja válido essa troca de experiência com outros investidores, é importante avaliar bem os próprios objetivos e escolher um título que mais se enquadra neles.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais