4 dicas para negociar suas dívidas e limpar seu nome
Confira dicas valiosas para limpar seu nome e se livrar das dívidas de uma vez por todas
São Gonçalo do Sapucaí, terça-feira, 06 de junho, por Igor Gouvêa – Atualmente, de acordo com dados do Serasa, há mais de 71 milhões de brasileiros com o nome restrito. Esses dados são alarmantes, uma vez que a população brasileira total é de aproximadamente 214 milhões de pessoas, segundo o censo de 2021.
O número de pessoas com o nome restrito representa por volta de 33% da população do Brasil. No entanto, o endividamento em excesso é mais comum do que se imagina, mas não é necessário permanecer nessa bola de neve o resto da sua vida. Confira abaixo 6 dicas para negociar e se livrar das dívidas de uma vez por todas:
1. Priorize os pagamentos certos
Ou seja, crie uma tabela com todas as suas dívidas pendentes e pague primeiro aquelas mais urgentes e que podem gerar malefícios maiores, como ação judicial, juros altos ou restrição do nome.
Leia mais: Governo Federal cria programa para limpar nomes de brasileiros que estão inadimplentes
2. Procure negociar com as instituições financeiras
Ao contrário do que muita gente pensa, negociar dívidas com os bancos é comum e perfeitamente possível. As instituições financeiras, na maioria dos casos, se colocam à disposição para facilitar o adimplemento. Procure o seu banco e descreva sua situação, provavelmente vocês chegarão a um acordo.
3. Desfrute o “Feirão Limpa Nome”
A Serasa permite a negociação de dívidas diretamente pelo site. Sempre acontecem os feirões limpa nome, que nada mais são do que um auxílio para negociar os débitos e ficar livre desse problema. Não perca a oportunidade de resolver isso.
Reprodução: internet
4. Entrar em um acordo e negociar com o credor
Além dos bancos, existem os carnês e crediários, que se não são pagos se tornam o pesadelo de muita gente. Todavia, não precisa ser algo tão pesado assim, entre em contato com os credores e explique sua situação. Demonstre disposição e vontade para negociar e quitar a dívida, é bem possível que vocês cheguem a um acordo.
Por fim, lembre-se sempre que, ao limpar o seu nome, você se coloca novamente em um lugar de tranquilidade, sem aquele sufoco das dívidas cada vez mais altas com taxas de juros. Além disso, com o nome limpo você tem chances muito maiores de conseguir créditos, empréstimos e negociar com os bancos.