Vila Velha, 26 de setembro de 2026, por Eduarda Villela. O cartão de crédito é um dos meios de pagamentos mais usados em todo o país. Não é à toa que registra um maior número de dívidas, o que torna vários brasileiros inadimplentes. Os dados do Serasa apontam que a quantidade de pessoas endividadas diminuiu, mas a proporção ainda é alta.
Índice de brasileiros endividados
A quantidade de família endividadas com o uso do cartão de crédito diminuiu pelo segundo mês seguido, de acordo com os dados do Mapa da Inadimplência do Serasa. O meio de pagamento é um dos mais populares de todo o país e a possibilidade de parcelamentos é um dos maiores riscos na hora de calcular os gastos.
As dívidas com o crédito chegaram a 29,29% no mês de Agosto, em comparação o mês de Julho registrou um percentual de 29,54%. De acordo com as estatísticas, cerca de 79 milhões de brasileiros possuem inadimplência, ao longo do ano, o número cresceu e é um problema que afeta 43,88% da população. Com os últimos dados, os números tiveram uma queda, mas a proporção é bem alta em todo o Brasil.
Cartão de crédito
Segundo as estatísticas, o cartão de crédito é um dos principais vilões do orçamento financeiro das famílias brasileiras. O tempo médio de pagamento atrasado é de 63 dias, o que compromete a parcela da renda familiar em 29,9%. Entre os dados por estados brasileiros, alguns ultrapassam 50% de endividados, um número bem alto e preocupante.
Uma das maiores causas de gastos excessivos, é a falta de educação financeira e de planejamento com os gastos. O Brasil é um dos países com o maior número de endividados, e há casos de pessoas que possuem mais de três cartões e solicitam crédito pessoal ou um financiamento sem saber como vai pagar futuramente.
Outro fator preocupante, é que a maioria dos endividados não sabem como vão pagar as suas contas atrasadas, a proporção é um número assustador para o país. É importante saber que é uma situação que atinge principalmente as famílias com a renda de até três salários mínimos. Muitas vezes, o valor do saldo devedor é maior do que o próprio salário.
- Veja também: 4 dicas para negociar suas dívidas e limpar seu nome
Renegociar as dívidas
As dívidas com cartão de crédito podem ser negociadas pelo site ou aplicativo do próprio Serasa. Entre os estados brasileiros com maior número de inadimplentes, estão o Rio de Janeiro, o Distrito Federal, Amazonas e Mato Grosso. Pagar uma dívida atrasada é um grande risco, pois os juros altos aumentam o valor total do saldo.
O Serasa oferece uma série de opções para renegociar as dívidas da população de uma forma simples e rápida. A sua principal campanha é o Limpa Nome, que é responsável por trazer mais de 400 milhões de ofertas para os consumidores aliviarem um pouco os seus gastos excessivos.