Banco Central divulga mudanças em relação a normas do Pix, confira o que muda
Veja o que mudou nas regras de pagamento via Pix
Vila Velha, 30 de Setembro de 2023, por Eduarda Villela. O Banco Central anunciou por meio da rede social X, antigo Twitter, sobre as novas mudanças relacionadas com o meio de pagamento Pix. Nos últimos anos, a ferramenta se tornou a preferida dos brasileiros, por causa da sua facilidade de uso, além de ser vantajoso para o cliente e o beneficiário do valor.
Mudanças no Pix?
O Banco Central divulgou um relatório de Gestão do Pix para mostrar algumas mudanças que estão relacionadas com esse método de pagamento. De acordo com a instituição, as novas regras vão ser responsáveis por ajudar na questão de vazamento de dados, para manter a segurança do usuário na hora de efetuar a transferência.
Uma das coisas que mais chamou a atenção dos clientes, foi a possibilidade de fazer pagamentos sem usar a internet. Outras ferramentas estão em estudo, como o uso da tecnologia de aproximação, como o uso do bluetooth ou da própria biometria. É uma grande oportunidade para ampliar o acesso do Pix, para ajudar os usuários a ter mais facilidade na hora de fazer as compras.
Essa novidade ficará conhecida como Pix Automático, a data de lançamento para as novas ferramentas estão estimadas para 2024. O BC detalhou no seu relatório, as novas oportunidades em aplicar o uso da tecnologia no dia a dia, sempre em busca de colocar os usuários como prioridade.
Resolução de regras do Banco Central
A resolução de regras do Banco Central apontou duas mudanças em áreas específicas para o uso do Pix. Uma delas foca nas medidas de segurança que as instituições financeiras precisam fortalecer, para proteger os dados pessoais dos seus clientes. Os bancos deverão informar os seus usuários sobre as informações que foram vazadas e o que pode ter sido afetado.
A segunda mudança tem a ver com as penalidades que os bancos podem receber, se não cumprirem as normas obrigatórias determinadas pelo BC. É fundamental que as instituições informem os seus clientes sobre os incidentes que surgem em relação à questão de golpes ou vazamento de dados, mesmo que nada tenha acontecido ou algum incidente não seja tão grave.
Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD)
O Banco Central deu um foco maior para a questão da Lei Geral da Proteção de Dados, que exige a comunicação transparente em casos de potencial risco ou graves danos. Agora, o BC anunciou que é necessário comunicar com todos os usuários, desde a questão do lançamento do Pix.
Novamente, o órgão do Governo relembrou a importância de manter os usuários seguros em relação ao pagamento do Pix, que se tornou um dos métodos mais usados em todo o país. Os bancos têm a grande responsabilidade de manter o seu canal de comunicação seguro para todos os seus clientes.