IBAMA prorroga a data final para inscrições do concurso
Serão 813 vagas a ser preenchidas ainda em 2023.
Londrina, segunda-feira, 22 de maio de 2023. Por Luciana Bataglia – No dia 24 de abril de 2023, foi divulgado no Diário Oficial da União, o certame para vagas disponíveis no IBAMA.
Vagas e atribuições
Serão 813 vagas totais, distribuídas assim:
- 653 vagas para Brigadista. São eles que executam atividades relacionadas ao manejo integrado do fogo, desde a prevenção, ao uso do fogo para ajudar a vegetação, realizam monitoramento, preparação e combate aos incêndios florestais e estão à disposição para atuar a qualquer tempo.
- 114 vagas para Chefe de Esquadrão. São os comandantes dos brigadistas nas atividades de prevenção e combate. Eles elaboram e executam o plano semanal de trabalho do esquadrão e zelam pela manutenção dos equipamentos, materiais e veículos da Brigada.
- 46 vagas para Chefe de Brigada. Os chefes de brigada executam as atividades administrativas referentes à brigada.
Os salários correspondem entre o mínimo nacional (em vigência) até R$ 2.604,00, de acordo com o cargo. Alguns cargos apresentam benefícios serão definidos ao ser concluído o processo e a admissão do candidato for realizada.
Como me inscrever?
Todas as disposições sobre o concurso estão disponíveis no site do IBAMA. Além das informações gerais sobre o certame, tem os locais onde há vagas e onde serão realizadas as inscrições. Cada batalhão receberá seus candidatos e irá formalizar a inscrição e cadastro do mesmo.
O que é o IBAMA?
O IBAMA é a sigla para Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. É uma autarquia federal brasileira, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável por executar e fiscalizar políticas ambientais no país.
O objetivo principal do IBAMA é promover a preservação, conservação, proteção e recuperação do meio ambiente, incluindo os recursos naturais, como florestas, fauna, flora, recursos hídricos e áreas protegidas.
Suas atribuições abrangem a gestão de unidades de conservação, a fiscalização de atividades que possam causar impactos ambientais, a concessão de licenças ambientais, o controle do desmatamento ilegal, a proteção da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável.
O IBAMA desempenha um papel fundamental na implementação e na aplicação das políticas ambientais brasileiras, contribuindo para a proteção do meio ambiente e o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a conservação dos recursos naturais.