O governador eleito do Tocantins, Vicentinho Júnior (PSDB), avançou na formação de sua equipe de governo nesta terça-feira, 3, com o anúncio de novos nomes para o primeiro escalão da administração estadual.
Entre os escolhidos estão políticos, servidores de carreira e profissionais com experiência na gestão pública.
As indicações foram divulgadas pelo governador eleito durante coletiva de imprensa em Palmas.
A futura gestão começará em janeiro de 2027, quando os nomes deverão ser formalizados nos cargos.
Casa Civil e Administração
Para a Casa Civil, Vicentinho anunciou à defensora pública Estellamaris Postal, que já comandou a Defensoria Pública do Tocantins por quatro mandatos e também ocupou uma secretaria no Ministério da Justiça.
Na Secretaria da Administração (Secad), o escolhido foi o ex-prefeito de Pedro Afonso Jairo Mariano. Para a secretaria executiva da pasta, foi indicado Homero Barreto Júnior, ex-prefeito de Itaguatins.
A escolha reúne dois nomes com experiência na administração municipal e atuação política no estado.
Educação e Desenvolvimento Social
Na Secretaria da Educação, o governador eleito escolheu o deputado estadual Valdemar Júnior (MDB), que deverá assumir a pasta após quatro mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa.
Para a secretaria executiva, foi anunciado Raimundo Nonato Rodrigues de Sousa, professor e gestor com experiência na educação pública.
Já a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) ficará sob o comando do deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB), que não conseguiu a reeleição em outubro. O parlamentar recebeu 16.997 votos e foi o candidato mais votado em Palmas.
Infraestrutura e controle
Para a Secretaria da Infraestrutura, Vicentinho anunciou Clayton Noleto Silva, ex-secretário da área no Maranhão, onde comandou a pasta durante sete anos, entre 2015 e 2022.
A estrutura de controle interno do Estado também terá mudanças. O advogado Murilo Aguiar Mourão foi indicado para a Controladoria-Geral do Estado (CGE), enquanto o procurador de carreira Murilo Francisco Centeno deverá assumir a Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
As indicações colocam profissionais com experiência jurídica e administrativa em duas áreas importantes para a fiscalização e a orientação dos atos do Executivo.
Nomeações serão formalizadas em 2027
Os anúncios desta terça-feira fazem parte da organização do futuro governo, que deverá assumir em janeiro de 2027.
Até o momento, os nomes divulgados pelo governador eleito representam indicações para os cargos, cuja formalização ocorrerá com o início da nova gestão.
A composição do secretariado reúne profissionais de diferentes áreas e trajetórias políticas, em um movimento de definição dos responsáveis pelas principais estruturas administrativas do Tocantins.





