Hemorrede alerta para crise nos estoques de sangue no Tocantins e convoca população para doação

Hemorrede alerta para crise nos estoques de sangue no Tocantins e convoca população para doação
Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins

 

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), faz um apelo à população para participar da campanha de doação de sangue. Os estoques da Hemorrede Tocantins estão em situação crítica nesta sexta-feira, 17, o que compromete o atendimento a hospitais públicos e privados em todo o estado.

“Os estoques de sangue estão em níveis muito baixos, o que nos causa grande preocupação. É urgente que pessoas de todos os tipos sanguíneos compareçam às unidades da Hemorrede Tocantins para realizar a doação. Doar sangue é um ato de solidariedade e cuidado com o próximo. Cada doação faz a diferença, e a contribuição de todos é fundamental para salvar vidas”, reforçou Pollyana Gomes, superintendente da Hemorrede Tocantins.

Para participar, é preciso estar com boa saúde, pesar pelo menos 50 kg e não estar em jejum. É recomendado evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação, dormir pelo menos seis horas nas últimas 24h e estar bem alimentado. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais, junto com documento de identidade do responsável.

Onde e quando doar

Os interessados podem comparecer a qualquer unidade da Hemorrede Tocantins de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h. Para informações adicionais, o telefone disponível é 0800 000 4626.

Horários das unidades de coleta

As unidades da Hemorrede Tocantins funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30, e aos sábados, das 7h às 12h30. A Unidade de Coleta de Palmas, Anexo Hospital Geral de Palmas, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30. Os locais de atendimento incluem: Hemocentro Coordenador de Palmas, Hemocentro Regional de Araguaína, Núcleo de Hemoterapia de Gurupi, Unidade de Coleta e Transfusão de Porto Nacional e Unidade de Coleta e Transfusão de Augustinópolis.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias