O seu canal diário de Notícias

Mutirão de exames e doação de óculos em unidade penal de Porto Nacional fortalece projeto de ressocialização

Parceria entre instituições locais beneficia custodiados e destaca papel social da pena

Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, a Unidade Penal de Porto Nacional promoveu um importante mutirão de exames e distribuição de óculos para os custodiados, em apoio ao Projeto de Remição pela Leitura (RPL) e à assistência à saúde dos reeducandos. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e óticas locais, visa fortalecer a ressocialização dos detentos e acompanhar aqueles que participam da escola regular.

Ao todo, foram realizados 42 exames oftalmológicos, e 18 custodiados foram beneficiados com a entrega dos óculos. Entre os contemplados, destaca-se o testemunho de A.V.G, que expressou sua gratidão: “Gostei muito do projeto dos óculos, pois muitos estudam, fazem resenhas e estavam com dificuldade para ler. Agora, com esse trabalho, melhorou muito.”

José de Ribamar, chefe da Unidade Penal, enfatizou a importância dessas ações ao afirmar que “refletem a verdadeira função social da pena”, destacando o compromisso da instituição com a ressocialização e assistência aos reeducandos.

As consultas oftalmológicas foram realizadas nos meses de novembro e dezembro de 2023, destacou Oséias Costa, coordenador de Projetos da Unidade e mediador da ação. Ele ressaltou que a assistência à saúde é um direito dos reeducandos e que a execução da pena não deve se limitar apenas à privação de liberdade, mas também promover a reintegração social e educacional. A iniciativa contou com a união da gestão da unidade, policiais penais, Juiz da Execução e conselho da comunidade, demonstrando o engajamento de diversas partes interessadas no processo de ressocialização dos detentos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais