O seu canal diário de Notícias

TCE/TO propõe PEC pioneira em prol da primeira infância no Estado

Tribunal de Contas do Tocantins sugere criação de Proposta de Emenda Constitucional para atender crianças de 0 a 6 anos

Em uma iniciativa inédita no cenário nacional, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) propôs ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa (ALETO) a elaboração de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) voltada para a primeira infância, considerada como a fase crucial do desenvolvimento humano.

A proposta da PEC da Primeira Infância foi apresentada pelo presidente da Corte, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, em uma reunião realizada no gabinete da presidência do TCE/TO, na manhã da última quarta-feira, 7. O encontro contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, do presidente da ALETO e do deputado Leo Barbosa, além do Secretário da Fazenda Júlio Edstron Secundino Santos.

O objetivo da PEC é adequar e atualizar a legislação estadual às necessidades e demandas do atendimento às crianças de 0 a 6 anos, visando garantir um ambiente propício ao desenvolvimento saudável nessa fase crucial da vida.

O presidente da ALETO destacou a importância da iniciativa do TCE/TO em prol das crianças e afirmou que o conselheiro André será um parceiro na formação da PEC. Ele assegurou que, ao chegar à Assembleia, a proposta será efetivada. O deputado estadual Leo Barbosa ressaltou a relevância de incluir na Constituição Estadual a responsabilidade de investir em políticas públicas para a primeira infância.

O governador Wanderlei Barbosa expressou seu apoio à sugestão, enfatizando que a proposta representa uma Política de Estado que visa garantir o futuro das crianças, proporcionando acompanhamento ao longo de seu crescimento. Ele parabenizou o conselheiro André por abraçar um tema tão relevante para a sociedade e manifestou comprometimento com o projeto.

O presidente do TCE, André Matos, agradeceu o apoio recebido e destacou que a iniciativa vai além da fiscalização, influenciando diretamente nas políticas públicas. Ele ressaltou que a inclusão da PEC na Constituição Estadual será um parâmetro de fiscalização para o Tribunal de Contas.

 

TCE/TO e a primeira infância

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins demonstra comprometimento com o cuidado das crianças desde maio de 2023, quando firmou o “Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância”. Ao longo do ano, diversas ações foram desenvolvidas, incluindo o Plantão do Orçamento pela Primeira Infância, que resultou na alteração das Leis Orçamentárias em benefício das crianças de 0 a 6 anos.

O programa “Mãos à Obra” destaca-se como uma iniciativa de apoio técnico para a retomada de obras paralisadas na área da educação infantil. O trabalho do TCE/TO ganhou destaque nacional, com convites para apresentar detalhes em encontros no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no seminário do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), Todos Pela Educação e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, além de participação na Câmara dos Deputados em evento da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais